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Regule seu intestino com a Nutrição Funcional

A prisão de ventre (constipação intestinal) é um evento muito frequente na prática clínica. A definição de constipação intestinal é a ocorrência de evacuação em frequência inferior a uma vez ao dia, sem dificuldade para evacuar, sem endurecimento de fezes, sem sensação de evacuação incompleta. Desta forma, observamos que o hábito intestinal é individualizado e não se baseia apenas no número de evacuação diária.

Causas

Alimentação inadequada, sedentarismo, hipotireoidismo, doenças autoimune, gravidez e uso de alguns medicamentos.

Intestino (órgão de absorção)

Função: sintetizar e absorver vitaminas e minerais, normalizar níveis de colesterol e triglicerídeos.

Alimentação adequada para evitar a constipação intestinal

Alimentos integrais: farelo de arroz (fibra insolúveis), farinha de maracujá (fibra solúvel), arroz integral, farelo de aveia.

Óleo de gergelim: lubrifica as fezes.

Folhas verde escuras: fibra e magnésio aumentam movimentos peristálticos do intestino.

Laranja c/ bagaço: vit C (fezes mais macias) e fibras (aumenta o bolo fecal).

Mamão: papaína enzima digestiva.

Ameixa: ácido orgânico que estimula movimentos de contração na musculatura lisa do intestino.

Água: hidrata a fibra, 70% das fezes são água.

Receita para regular o intestino

Pela manhã, em jejum, bater no liquidificador ou mix:

- 4 ameixas já de molho em água do dia anterior;

- laranja inteira (1 unidade);

- mamão (1 fatia);

- óleo de gergelim;

- 1 colher de sobremesa de farelo de aveia;

- água filtrada (200ml).

Obs: Em caso de dúvidas procure um nutricionista. O profissional poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a quantidade mínima e máxima recomendada do nutriente e como incluí-lo em sua dieta.

Taynara Laurentino
Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica (CRN: 1878)

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