2014_02_00381-IMAGENS-RP-NOVO-SITE_limpeza-organizacao-Site

Higiene dos aparelhos de Pilates

O estúdio de Pilates precisa de vários fatores para ficar em ordem. E você sabe que a limpeza dos aparelhos é fundamental para o bom funcionamento, não é mesmo? Você faz limpeza periodicamente? Saiba de que forma higienizar cada tipo de material com as dicas de Diego Bitencourt, Especialista em manutenção de equipamentos.

Estofados

Os estofados e colchonetes devem ser limpos usando apenas um pano umedecido com água e sabão neutro, sem adstringentes químicos. Depois, pode secar com um pano macio, limpo e seco. O pó também pode ser removido com uma flanela fina e seca. A mesma solução de sabão vale para os revestimentos em couríssimo náutico. Limpe com movimentos suaves, sem esfregar. Em seguida, passe um pano só com água limpa. Nunca deixe os equipamentos expostos ao sol direto, isso resseca e enfraquece o estofado, provocando rachaduras. Não use produtos químicos como álcool, polidores e alvejantes.

Madeira

A mesma mistura de água e sabão neutro pode ser usada para limpar as superfícies de madeira, ou apenas uma flanela seca. Seque a madeira imediatamente depois da limpeza, para evitar que absorva a umidade. Se derramar algum líquido, limpe em seguida para evitar manchas. Proteja as peças da água, calor e luz direta em excesso, pois aceleram o envelhecimento natural da madeira. Lustra móvel e óleo de peroba (sem excessos). Cera automotiva para a parte de metal (colunas, barras deslizantes, quadros de apoio. a mesma mistura de água e sabão pode ser usada em um pano limpo e umedecido. Para quem quiser tentar algo novo, a fabricante mundial de equipamentos STOTT PILATES, recomenda o uso de óleo de melaleuca diluído em bastante água (a proporção vem recomendada na embalagem do produto).

Alças

As alças também exigem manutenção, para manter a higiene e a sua vida útil. Não lave na máquina, pois as partes de metal podem danificá-la. Limpe com um pano macio, umedecido com água e sabão neutro. Em seguida passe um pano úmido e seque. Não use álcool ou alvejante, que mancham o material.

Metal

Limpe as estruturas metálicas semanalmente, com uma flanela seca para tirar totalmente o pó. Este e outros fatores como a umidade e a maresia aceleram a oxidação do material. Para uma limpeza mais pesada, os trilhos podem ser limpos com um pano umedecido com álcool. Para remover manchas em peças cromadas, utilize uma flanela com água e detergente neutro. Nos casos mais difíceis, use cera automotiva. Não use, em hipótese alguma, materiais como esponjas de aço, sintéticas, saponáceos ou solventes nas peças cromadas.

Para evitar sujar os equipamentos não esqueça de sempre manter os pisos limpos entre uma aula e outra e usar produtos próprios para cada tipo de superfície. Deixe álcool em gel para os alunos higienizarem as mãos na recepção também.

Cuidados simples, mas fundamentais para a saúde de todos.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

6 thoughts on “Higiene dos aparelhos de Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>