2014_02_00381-IMAGENS-RP-NOVO-SITE_materia-melina-Site

Rotação da coluna no Pilates

A rotação é um movimento fundamental para as atividades diárias.
O padrão biomecânico adequado favorece o trabalho dos oblíquos internos e externos de forma contralateral. A torção da coluna é fundamental para que o aluno trabalhe a musculatura da cintura de forma equivalente.

Além deste trabalho, é essencial manter a coluna em uma posição neutra. Os eretores da coluna são responsáveis para manter a boa postura durante o exercício.

Aliar rotação da coluna e manutenção da coluna neutra durante os movimentos promove uma ótima utilização da musculatura estabilizadora do tronco (músculos profundos) e simultaneamente mobiliza a coluna no plano transversal.

No exercício lançando feitiço, por exemplo, a sensação de fazer uma espiral com a coluna e projetar o peso do corpo para um dos lados faz com que o aluno perceba o trabalho da musculatura do centro.

Os oblíquos juntamente com os eretores da coluna trabalham de forma isométrica para manter a posição da coluna. Esse exercício é uma ótima escolha para clientes com tendência a translação da caixa torácica e/ou escoliose.

Pensando em mobilidade (trabalho contralateral) ou estabilidade (trabalho isométrico), as rotações são bem-vindas nas aulas de Pilates, mas devem ser trabalhadas com atenção quando outro plano de movimentos estiver envolvido nos exercícios.

Inclua as rotações nas aulas e tenha certeza que os alunos estão executando o movimento a partir da região da coluna torácica. Cuidado com o movimento excessivo dos braços, isso pode mascarar um padrão de movimento correto.

Melina Caleffi
Treinadora Internacional STOTT Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

7 thoughts on “Rotação da coluna no Pilates”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>