Revista Pilates_Jaqueline Rangel.png

Ponte sobre as pontas

Em homenagem ao dia mundial da dança, que é hoje, 29/4, a treinadora internacional STOTT Pilates, Jaqueline Rangel, traz pra gente a Ponte Sobre os Ombros sobre a sapatilha de ponta.

“Exercício clássico do repertório, a Ponte Sobre os Ombros, consegue combinar o trabalho do glúteo máximo como mobilizador na subida do tronco e estabilizador durante a elevação de uma perna.

Ele oferece um excelente desafio para os oblíquos, multífidos e glúteo médio, para evitar que a pelve desabe ou rode.

O exercício contribui na abertura do quadril, na liberação do iliopsoas e reto femural. A coordenação e o equilíbrio também são elementos trabalhados na ponte.

Com um olhar mais apurado na biomecânica e nos estudos sobre a lombalgia, segundo Diane Lee e Andry Vleeming, nesse exercício também ativamos o sistema oblíquo posterior. Ou seja, a participação do glúteo máximo e do latíssimo do dorso contralateralmente contribuem na estabilização lombo-pélvica. Ambos estão conectados na fáscia toracolombar externamente, conseguindo assim melhorar e incentivar o power house, unidade interna.

Podemos pensar que é uma estratégia para alcançar o controle, estabilização e ajudar no equilíbrio das cadeias musculares com menor desgaste energético.

Dica do dia:
Economize energia por meio de movimentos inteligentes e conscientes, assim terão mais gás para depois gastar tudo na pista de dança”.

Jaqueline Rangel
Treinadora Internacional STOTT Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>