Revista Pilates_CArnaval com saúde

Aproveite o carnaval com saúde

Uma dieta adequada durante o carnaval é fundamental. O ideal é curtir a festa de uma forma saudável para não ter arrependimentos na semana seguinte, por conta dos quilinhos a mais.

E para os praticantes de atividades físicas regulares, a preocupação é ainda maior, pois ficar horas sem comer, ingerir bebida alcoólica em excesso e consumir muito fast food pode atrapalhar meses de treino pesado. Então, para curtir a festa com saúde, vamos dar dicas de alimentos saudáveis.

O que comer e o que não comer antes da festa:
Evite alimentos gordurosos e pesados, como fast food, frituras, feijoada, salgadinhos fritos ou em pacote, carnes gordurosas e doces em excesso. Os alimentos gordurosos podem gerar desconforto durante a festa, como refluxo, azia (queimação) e sonolência.

Consumir alimentos energéticos, com baixo índice glicêmico, e proteína magra, para manter a glicemia estável durante a festa, é uma boa alternativa.

Ex: macarrão integral com molho vermelho e peito de frango, sanduíche natural de atum com pão integral, salada de frutas com granola e chia, tigela de açaí com banana, almôndega assada com risoto de legumes.

O que comer durante a festa:
O Idea é comer de 3 em 3 horas. Isso evita a perda de massa magra e, nesse caso, também minimiza os feitos do álcool, bebida comum durante o carnaval.

Leve um saquinho no bolso com um mix de castanhas ou frutas secas. São opções ricas em energia, vitaminas e minerais que ajudam a manter o pique e a imunidade.

Mix de castanhas: castanha do Pará, castanhas de caju, pistache, amêndoas (todas sem sal para evitar a desidratação) .
Mix de frutas secas: damascos, ameixas, bananas passas e tâmaras secas.

O que comer após a festa:

No dia seguinte, para ajudar a proteger o fígado, eliminar toxinas e evitar náuseas, o melhor é ingerir um suco detox, em jejum.

Não esqueça da hidratação
O melhor é alternar a bebida alcoólica com água ou água de coco (repositor eletrolítico natural). Isso irá amenizar os efeitos adversos do álcool, como desidratação, náusea, dores de cabeça e ingestão de calorias vazias em excesso.

Quanto aos refrigerantes, eles não irão substituir a água. Pelo contrario, os refrigerantes contém cafeína e uma quantidade excessiva de açúcar e sódio, o que favorece ainda mais a desidratação. Portanto, beba muita água!

Suco pós carnaval:
2 folhas de couve ;
1 lasca de gengibre ;
1 maça ou 1 pera;
Raspa de ½ limão;
200ml de água de coco.

Taynara Laurentino
Nutricionista, especialista em nutrição clínica

CADASTRE-SE

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