Por que fazer lanches entre as refeições?

Você já ouviu falar que comer várias vezes ao dia ajuda a emagrecer? O recomendado é comer a cada três horas, sempre porções pequenas e alimentos saudáveis, é claro! Isso ativa o metabolismo e facilita o gasto calórico. A nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica, explica que fazer lanches nos intervalos da manhã e da tarde evita a compulsão alimentar e o excesso nas principais refeições, como almoço e jantar.
“Fazer refeições de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, que terá que gastar energia para o processo de digestão. Além disso, o organismo não terá como principal objetivo o acúmulo de energia. Uma alimentação fracionada ainda diminui o catabolismo muscular (perda de massa magra)”, diz.

A nutricionista conta que uma alimentação balanceada, adequada e fracionada requer organização. Por isso, o ideal é colocar a mão na massa e levar um lanche pronto de casa. Você também pode fazer uma pesquisa de lugares que ofereçam alimentos saudáveis e estejam próximos do trabalho ou da faculdade.

Veja abaixo oito exemplos de lanches rápidos, ricos em vitaminas, minerais e proteína:

– Salada de frutas com farelo de aveia;
– 1 banana com 3 amêndoas;
– ¼ de abacate com 1 collher de sobremesa de cacau em pó e mel (ideal para o pós treino);
– Suco de melancia, gengibre e linhaça (ideal para o pós treino);
– 2 fatias de pão 100% integral com geléia de chia (receita abaixo), chá de hibisco gelado com morango picado;
– Banana assada com canela e amaranto, chá branco gelado com canela em pau;
– ½ mamão papaia com amaranto em flocos, chá verde gelado com gengibre;
– Mix de castanha: 1 castanha do Brasil + 3 castanhas de caju + 3 amêndoas (sem sal), chá de erva mate gelado com limão em rodelas.

Receita da geleia de chia e uva:
1 colher (sobremesa) de chia. 5 colheres (sobremesa) de suco de uva integral sem conservantes e sem açúcar. Açúcar mascavo ou adoçante stevia (opcional). Misture a chia com o suco e deixe descansar de um dia para o outro.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text