Pilates e Gravidez

shutterstock_174635621

A gestação era considerada um período em que a mulher precisava ter certos cuidados. Grávidas recebiam orientações para permanecer em repouso, evitar esforços físicos… Hoje a palavra de ordem é gravidez saudável.

O culto ao corpo de forma moderada é até benéfico. As recomendações, não somente para gestantes, mas para todos em geral, são: cultivar bons hábitos que incluem alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos moderados, mas constantes, que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.

O Pilates é considerado a mais completa atividade física. Grávidas podem, sim, usufruir da prática, à exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco ou tenham algum tipo de complicação.

Segundo a educadora física, coordenadora e professora do Studio Pilates Authentic, Daniella Pedrosa, os exercícios do Pilates se concentram nos músculos abdominais e do assoalho pélvico, que tendem a enfraquecer durante a gestação. “As pernas também podem ser trabalhadas para evitar dores articulares que possam ocorrer devido ao sobrepeso, que acomete a mulher durante esse período.

O alongamento também deve ser priorizado em função do aumento da circunferência abdominal. O peso da mulher se desloca todo para frente, alterando o seu centro de gravidade, aumentando a curvatura fisiológica da coluna e causando dores lombares. Os exercícios abdominais e de mobilidade da coluna serão, naturalmente sem forçá-los, praticados durante as atividades de braços, de pernas e por meios da respiração característica do método”, complementa.

É importante que o médico esteja ciente da prática de Pilates e que seja consultado quanto à sua liberação. “Alguns especialistas não recomendam que a atividade inicie-se no período da gravidez. Mas para as já praticantes não existe contra indicação. Para quem está pensando, a atividade deve ser iniciada a partir do segundo trimestre”, explica  Daniella.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>