O que comer depois de treinar?

shutterstock_76271323

Você lembra que há pouco tempo a nutricionista Taynara Laurentino, especialista em nutrição clínica, falou sobre o que comer antes de treinar?

Muita gente comentou a matéria e pediu dicas de alimentação pós-treino também. Afinal, todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada é a base de uma vida saudável e feliz, não é mesmo? Pensando em todos os tipos de praticantes de atividade física, a profissional deu dicas para públicos distintos:

1 – Para os que praticam atividades físicas extenuantes, como treinamento funcional;
2 – Para os que praticam exercícios de peso;
3 – Para os que praticam uma atividade física mais “light” e rotineira.

Papel e caneta na mão para anotar todas as sugestões da Taynara?

1 – Depois de atividade física extenuante
Segundo Taynara, após um treinamento intenso e longo, o organismo sofre um estresse oxidativo. “Uma alimentação adequada, nesse caso, deve ser rica em nutrientes antioxidantes, carboidratos, proteínas e gorduras (ômega 3 e ômega 9). Tudo isso é fundamental para reequilibrar o organismo, amenizando o estresse e a utilização de massa magra como fonte de energia”, diz.

A nutricionista ressalta que uma atividade física extenuante ainda estimula o metabolismo muitas horas após o treino. Desta forma, é fundamental uma dieta equilibrada e muito bem fracionada ao longo do dia.

Como exemplo, imediatamente após o treino, ela sugere utilizar carboidrato de alto índice glicêmico, como suco de açaí, de uva ou de laranja com acerola.

2 – Depois de exercícios de peso
Para os que praticam exercícios de peso ou que exigem mais dos grupos musculares, como musculação ou Pilates, Taynara também indica um carboidrato de alto índice glicêmico, mas acompanhado de uma fonte de proteína.

Veja duas opções:
- Banana ou abacate amassado com cacau e farelo de aveia e mel + suco de fruta com chia ou linhaça;
- Sanduiche natural de atum ou peito de frango + com suco natural de laranja com acerola.

3 – Depois de uma atividade física mais “light”
“Após uma atividade física rotineira, de aproximadamente 1h, o praticante pode utilizar uma fruta com oleaginosas (ex: 1 banana com 3 amêndoas), se o lanche ocorrer no meio da manhã ou no meio da tarde. No almoço ou no jantar é importante fazer uma refeição completa em termos de carboidrato, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”, explica a nutricionista.

Sobre os complementos protéicos, Taynara adverte que as suplementações devem ser recomendadas sempre por um profissional (nutricionista ou médico). “É necessário avaliar o consumo diário de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais de cada pessoa”, diz.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “O que comer depois de treinar?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>