Cuidado com as bebidas no ano novo

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O clima de comemoração e festa não é motivo para descuidar da saúde! Além da fartura na mesa de final de ano, precisamos ficar de olho nas bebidas com álcool. Elas não fornecem nutrientes para o nosso organismo. Pelo contrário, são super calóricas e favorecem a desidratação do corpo, que já tende a perder líquidos no clima quente do verão.

O excesso de álcool desregula o metabolismo, por isso o consumo deve ser bem controlado. “Cada grama de álcool fornece 7 kcal, além de ser metabolizado no fígado, sobrecarregando esse órgão. O ideal é intercalar com o consumo de água para amenizar os efeitos da desidratação”, explica a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke.

A ingestão de álcool também pode causar alterações do diabetes, aumento da gordura no fígado e riscos de hepatite alcoólica. Os drinks, geralmente feitos com açúcar ou leite condensado, são altamente calóricos e diminuem o controle do apetite, aumentando a energia total ingerida. Uma dica é substituir por água com gás misturada com frutas, guaraná zero ou espumante sem álcool.

E para compensar os exageros da ceia, a nutricionista libera uma alimentação desintoxicante, substituindo o café da manhã ou jantar por um suco bem completo. Mas tudo com muita moderação! Tome bastante água para eliminar as toxinas.

2014 mais saudável

Alguns hábitos no dia a dia podem tornar a sua alimentação mais saudável. Determine-se a fazer uma reeducação alimentar em 2014, pensando no seu bem-estar e na qualidade de vida. “Trocar os produtos refinados (biscoitos, bolos e pães) por integrais, incluir frutas nos lanches e na sobremesa e uma boa variedade de legumes e verduras já garantem uma alimentação mais rica em nutrientes, como fibras e vitaminas”, assegura Alline.

Além dessas atitudes, lembre-se de beber água todos os dias (1,5 a 2L por dia, viu!) e praticar exercícios físicos. Isso ajuda na manutenção e na recuperação da sua saúde.

 

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