Frutas para o cardápio de Natal

frutas-ceia-de-natal-revista-pilates

 

Manter uma alimentação saudável nesse período de festas parece difícil, mas você pode fazer algumas trocas inteligentes e transformar o cardápio da ceia em algo leve e nutritivo. A grande recomendação dos nutricionistas é incluir muitas frutas, entre as refeições, na preparação dos pratos e também na sobremesa.

Para incrementar a carne, use peras ou maçãs. A maçã é ótima para o sangue e ajuda a prevenir o colesterol, além de ser rica em fibras. As frutas também podem ser usadas nas bebidas. Corte morangos e coloque dentro da taça para aromatizar o espumante. Para quem quer maneirar, pode preparar sucos refrescantes e coquetéis sem álcool.

E para resistir à tentação de beliscar queijos, amendoim e petiscos industrializados antes da ceia, olha a fruta novamente. A nutricionista Alline Cristina Schüncke, da Vitalin, dá uma dica legal: “Você pode servir grão de bico assado e temperado, cenoura baby com molho de iogurte ou espetinhos de frutas para disfarçar a fome. São petiscos bem mais saudáveis, livres do alto teor de gordura e sódio dos snacks”, afirma. As frutas secas também são aperitivos saudáveis, se consumidas com moderação.

Para a sobremesa, substitua os doces pelas frutas frescas, como o melão, a melancia, as uvas, o kiwi, o morango e as cerejas. Elas são boas opções por conterem poucas calorias e fornecerem nutrientes para o nosso corpo.

Mas se você não quer ficar sem um docinho no final do ano, pode deixá-lo mais saudável incluindo as frutas na receita. “Hoje em dia, temos várias receitas à base de frutas, como o sorbet e os smoothies. Você também pode incluir alguns cereais integrais na sobremesa, para enriquecer com fibras”, recomenda a nutricionista.

O ideal é preparar uma única opção de sobremesa, para evitar se jogar no doce e consumir muito mais calorias que o seu normal. As sugestões da Alline são o mousse de maracujá com quinoa, o sorbet de chia e o smoothie de frutas vermelhas. Olha a receita que ela preparou para a Revista:

 

receita-mousse-revista-pilatesMousse de Maracujá Light

RENDIMENTO: 4 Porções
Kcal por porção: 265 Kcal

INGREDIENTES:

1 embalagem de cream cheese light (150g)
½ xícara de suco concentrado de maracujá
½ colher de sopa de gelatina em pó sem sabor (6g) hidratada em ½ xícara de água e derretida em banho maria
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ lata de creme de leite light
1 clara batida em ponto de neve
½ xícara de quinoa em flocos

MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a clara em neve) até obter um creme homogêneo. Coloque em uma travessa e misture a clara em neve delicadamente. Coloque em taças e leve para gelar.

COBERTURA:
Polpa e sementes de 1 maracujá
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de água

MODO DE PREPARO:
Derreta o açúcar com a água numa panela e deixe ficar em ponto de fio. Acrescente a polpa de maracujá e deixe incorporar. Sirva em cima do mousse.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>