Esporte em grupo incentiva os filhos

esporte-grupo-revista-pilates

 

Que tal aproveitar as férias para jogar vôlei na praia com a família? E aquela pedalada no final de tarde, quem topa? Praticar esportes é ótimo para a saúde e pode ser uma boa forma de estimular a integração da família.

De acordo com a psicóloga Rita Romaro, esse tempo passado em conjunto fazendo algo que dê prazer contribui para uma boa relação dentro de casa. Esses treinos coletivos estimulam as crianças a desenvolverem hábitos saudáveis e a pensarem na importância da qualidade de vida, aprendendo desde cedo a conviver com o esporte.

O psicólogo do esporte Rodrigo Falcão, em matéria do Portal da Educação Física, diz que o fato de os pais se exercitarem já influencia positivamente os filhos. Além disso, não basta apenas incentivar as crianças a começar uma aula de esporte. Quando os pais se envolvem na prática, a influência é muito maior, já que os filhos têm neles a referência para suas escolhas.

A atividade em família, ou em grupos de amigos, fortalece a autoestima e a força de vontade para a realização das atividades. Outro benefício dos esportes coletivos é a construção de conceitos e valores, trabalhando questões como trabalho em equipe, socialização, visão estratégica e desenvolvendo capacidades e habilidades dos praticantes.

Falcão lembra que essas atividades precisam ser prazerosas e saudáveis, feitas em parceria e sem obrigação. O esporte pode ser introduzido em qualquer idade, evitando estimular a competição.

Mas é importante adequar as atividades à capacidade de cada praticante, pensando na idade e em suas possibilidades físicas e mentais também. Se precisar, mude algumas regras do esporte ou comece devagar, de forma simples para não exigir demais das crianças, por exemplo. Use bolas grandes e macias, bóias, redes adequadas à altura.

E a regra principal: divirta-se! Assim as crianças vão querer repetir a dose.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>