Prancha: exercício para definir abdome

prancha-revista-pilates

 

O Pilates é um dos métodos mais eficazes para o fortalecimento do abdome. Ele trabalha todo o centro de força do corpo, que abrange os músculos abdominais, costas, glúteos e coxa. Isso ajuda a dar suporte para o corpo e corrigir a sua postura, além de deixar a barriga firme e desenhar a cintura.

E um dos exercícios mais poderosos para conquistar tudo isso é a prancha. Esse movimento é o que se chama de exercício isométrico, em que você precisa sustentar o seu corpo em contração por algum tempo, sem se mexer. Ufa! Tem que ter muita força no abdome, muita concentração para não relaxar, e equilíbrio.

A prancha do Pilates exige uma respiração correta e controlada, inspirando e expirando devagar. Esse exercício não só trabalha a estabilidade da coluna como também fortalece braços, ombros e é um dos melhores para as costas. Além disso, a prancha aumenta a flexibilidade da parte posterior do corpo, alongando as escápulas, ombros e pernas.

Trabalhando os músculos estabilizadores da coluna e dos quadris, você vai ganhar postura e definição, prevenindo e normalizando desvios como a lordose, por exemplo. Os exercícios de prancha ajudam ainda a combater o estresse e a ansiedade.

Existem algumas variações da prancha no Pilates, mas uma das posições mais comuns é a deitada de barriga para baixo, com os antebraços e pés apoiados no chão. O movimento é o de levantar o corpo como se fosse uma flexão, contraindo o abdome o tempo todo e tentando manter coluna e pelve neutras, com o corpo reto.

Mas a prancha é um exercício complexo, que precisa ser feito sempre com o acompanhamento de um instrutor qualificado, para garantir a sua segurança e a correta execução dos movimentos. O exercício pode ser feito apoiado na Stability Ball, o que aumenta a dificuldade.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

10 thoughts on “Prancha: exercício para definir abdome”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>