Dicas para uma ceia de Natal saudável

ceia-natal-saudavel-revista-pilates

 

Quem disse que o Natal precisa ser de exageros? É comum sair da rotina e cometer alguns excessos com a alimentação nas festas de fim de ano, mas existem algumas regrinhas que você pode seguir sem sacrifícios para manter uma alimentação equilibrada. Basta fazer escolhas mais leves e substituir os alimentos gordurosos por opções light, sem economizar no sabor.

A nutricionista Gabriela Avanci, da Confeitaria Romana, ensina um segredinho: alimentos saudáveis de entrada. “Saladas de folhas com legumes e até frutas, já que essas combinações são fontes de fibras que dão saciedade e também são refrescantes para esta época”, sugere.

E a salada pode ficar ainda mais nutritiva se você incrementar com castanhas, nozes e amêndoas, por exemplo. A dica da nutricionista é combinar tomate, cebola, agrião e o trigo em grãos, para uma salada rica em ferro, proteína e fibras. O amargo da rúcula com o docinho da manga podem dar um gostinho diferente para o seu prato.

Na hora de preparar a carne para a ceia, tenha alguns cuidados.O ideal é que a carne de ave seja consumida assada e sem a pele, que contém gordura e colesterol. Gabriela recomenda substituir a tradicional maionese por uma opção feita com iogurte natural, menos calórica.

As oleaginosas, como castanhas e nozes, podem servir de lanchinho antes da ceia. Elas têm ação antioxidante e diminuem o colesterol. Mas são mais calóricas, por isso o ideal é consumir uma porção moderada. “O segredo de saborear a ceia sem culpa é preparar pratos saudáveis, deixando de lado os alimentos pesados e gordurosos e preferindo as carnes magras (peixes e carne branca), saladas e frutas”, lembra Gabriela.

Olha a combinação que a nutri fez pra gente: 1 fatia de peito de peru ao molho de peras, 3 colheres de sopa de arroz com passas, 1 concha de lentilha, 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes e legumes com iogurte e nozes. Legal, né? E a Confeitaria Romana ensina a receita do peito de peru ao molho de peras para os nossos leitores. Que tal?

ceia-de-natal-revista-pilatesPEITO DE PERU AO MOLHO DE PERAS
Confeitaria Romana – Barão Geraldo

Ingredientes

Marinada
300 ml de suco concentrado de pera sem açúcar
300 ml de vinho branco seco de boa qualidade
1 colher de sobremesa de gengibre fresco sem pele e picado
½ cebola cortada grosseiramente (75g)
1 folha de louro desidratada
40g açúcar mascavo peneirado
30 ml de vinagre de sidra
½ envelope de caldo em pó de legumes
Sal, pimenta branca e tempero a gosto.
Modo de fazer
Em um vasilhame misture todos os ingredientes da marinada, temperando a gosto.
Junte os peitos de peru e deixe por 12 horas.

Cozimento dos peitos de peru
Em uma panela de ferro grande aqueça três colheres de sopa de azeite extra virgem.
Junte os peitos de peru amarrados e sele-os os inteiramente.
Em seguida, regue com toda a marinada reservada e, ao abrir fervura novamente tampe a panela e leve-a ao forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos duas horas ou até que a carne esteja bem macia.
Por último, retire a tampa da panela e deixe no forno por mais 30 minutos.
Deixe esfriar, coe e reserve o molho.
Embrulhe os peitos de peru sem o barbante e o papel filme e leve à geladeira até ficar firme.
Fatie-o e sirva com o molho de peras.

Molho de peras
1 litro de suco concentrado de pera sem açúcar
4 peras grande tipo red lavadas e cortadas em quatro partes
40gr de glaçúcar peneirado
2 cm de gengibre fresco descascado e picado grosseiramente
20 g manteiga sem sal
150 gramas de cebola picada

Ingredientes ao final dos processos:
1 receita de creme de peras liquidificada e coada (acima)
250 ml de molho batido do cozimento dos peitos de peru
100 ml de creme de leite pasteurizado
Sal, pimenta branca e tempero a gosto.
50g de roux frio (25g farinha + 25g manteiga cozidos)
1 lata de peras em calda seladas na manteiga / açúcar
1 colher de cebolinha picada

Modo de preparo
Em um a panela média coloque os cinco primeiros ingredientes e leve ao fogo até que as peras estejam bem macias. Em seguida, bata o composto no liquidificador, coe em uma peneira e reserve.
Em outra panela aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o creme de peras reservado, o molho obtido dos peitos de peru, o creme de leite e deixe ferver em fogo médio ate ficar parcialmente reduzido, temperando a gosto. Por ultimo agregue o roux frio aos poucos e mexa até obter um molho levemente encorpado e brilhante.
Distribua as fatias de peito de peru em uma bandeja de serviço, regue-as com o molho de peras, salpique por cima com as peras seladas e a cebolinha fresca.
Rendimento: 30 porções
Calorias: 285 kcal.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Dicas para uma ceia de Natal saudável”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>