Como devo respirar durante a atividade física?

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Você sabe qual a melhor maneira de respirar quando está fazendo exercícios? Normalmente, se respira pelo nariz, mas durante a atividade física o corpo precisa de mais oxigênio, principalmente quando o exercício é mais intenso. A melhor maneira é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, tornando a troca gasosa mais saudável.

De acordo com o fisiologista do exercício Paulo Correia, para o portal Global Fitness, durante a prática de atividades o nariz pode não suportar inspirar todo o ar de que o corpo precisa no processo de ventilação. Por isso, é normal inspirar também pela boca. Isso permite maior entrada de ar e garante o seu conforto. Mas a respiração principal deve ser a nasal.

Quando você faz musculação, por exemplo, deve soltar o ar na hora do esforço e inspirar quando estiver relaxado. Se você não respirar da maneira correta pode acabar sentindo dor ou desconforto.

A respiração no Pilates é ainda mais eficaz, pois ajuda a oxigenar o sangue e evitar tensões desnecessárias. A inspiração é profunda, expandindo as costelas para os lados e fazendo força na parte inferior. A expiração acontece quando você contrai o músculo, soltando o ar a partir debaixo, contraindo o abdômen e afundando o umbigo, como se fosse colar nas costas.

Essa expiração facilita a mobilização da coluna e deixa os exercícios mais eficientes. Dessa forma, você controla melhor seus movimentos, deixa os ombros e pescoços relaxados e protege a coluna, melhorando a sua postura na hora da atividade física.

Aprendendo a respirar durante os exercícios, você vai incluindo, aos poucos, essa respiração no seu dia a dia. Ela vai ajudar a diminuir a ansiedade e o cansaço e melhorar o seu humor.

 

 

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