Os benefícios do Pilates na dança flamenca

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Já imaginou como é difícil dançar flamenco? Essa dança espanhola exige não só postura e graça, mas muita força na coluna e nos joelhos, para fazer aqueles sapateados marcantes. E o Pilates pode desempenhar bem esse papel no corpo dos dançarinos.

A dança flamenca é considerada um dos símbolos da cultura espanhola e além de emocionante faz muito bem para o corpo. Qualquer um pode praticar essa atividade, seja por lazer, profissão ou atividade física mesmo. Como o Pilates, o flamenco é super democrático: qualquer pessoa, independente do biotipo, pode fazer.

De acordo com a educadora física Priscilla Severo, as marcas dessa dança são o sapateado e os movimentos de braços e mãos. “É uma dança bem intensa e exige uma postura bem singular. É preciso ter consciência e esforço constante para manter o tronco e pescoço alongados, além de contrair bastante os músculos abdominais”, explica.

Durante a música, os dançarinos precisam colocar o peso do corpo nos calcanhares e os joelhos devem estar semi flexionados, o que exige bastante esforço. Segundo a professora e bailaora Carolina Ferrari, o corpo deve ser pesado da cintura para baixo, firme no chão, e na parte de cima suave e gracioso. É um exercício constante de consciência corporal.

O Pilates ajuda a fortalecer e preparar o corpo do dançarino para esses movimentos. Priscilla, que é instrutora de Pilates, afirma que o método atua principalmente na prevenção de lesões. A postura desalinhada e o excesso de força desempenhado no flamenco podem prejudicar os ligamentos e articulações, além de diminuir a agilidade do corpo. “O trabalho do Pilates para fortalecer o “core” e estabilizar os joelhos, tornozelos e cintura escapular garantem um corpo pronto para fazer esses movimentos de forma segura”, aponta.

Os exercícios mais eficazes para esses dançarinos são os realizados na Stability Chair e no Cadillac. Trabalhar a consciência corporal e o fortalecimento do corpo com Pilates transfere isso para os tablados e une as duas técnicas de forma inteligente. “Uma complementa muito bem a outra. Elas liberam as tensões do dia a dia, trazem autoconfiança, foco e um corpo mais saudável”.

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