Cãibras podem ser falta de nutrientes

caibras-revista-pilates

 

Você sabia que a cãibra pode ser um indício de que o seu corpo precisa de água e nutrientes? Pois é, essa contração involuntária dos músculos – que vem junto com uma dor intensa, pode acontecer a qualquer hora e é sinal de desequilíbrio no organismo.

A desidratação e a falta de sais minerais (potássio, cálcio e magnésio) na dieta estão entre as causas mais comuns das cãibras. Normalmente, quem toma diuréticos perde muito potássio. Outros fatores que contribuem para as contrações, segundo o Dr. Drauzio Varella, são a má circulação, a anemia, as baixas temperaturas e a sobrecarga dos músculos na hora do exercício ou por movimentos repetitivos.

É o nosso corpo dizendo que precisa repor a água e os sais minerais. Isso ocorre principalmente na região dos pés, dedos e panturrilha, pois são áreas de maior desgaste, explica o fisiologista da Unifesp Raul Santo, para o portal Minha Vida. Como estão em movimento constante, perdem os nutrientes mais rápido.

Nas crises de cãibra, que costumam durar menos de um minuto, a melhor medida é alongar o músculo na hora da contração, para estimular o relaxamento e a circulação. Segundo o especialista, quando esticamos a panturrilha ou puxamos os dedos, alongamos os músculos desnutridos e irrigamos o sangue, repondo os minerais. Para prevenir a dor, uma dieta equilibrada, hidratação e condicionamento físico são fundamentais.

DICAS PARA EVITAR A CÃIBRA
- Beba muita água
- Se aqueça antes de praticar exercícios e alongue-se
- Evite bebidas muito diuréticas, para não perder muitos nutrientes
- Use sapatos confortáveis
- Tenha muitas vitaminas e minerais no cardápio. DICA: a banana é rica em potássio e ajuda na prevenção da cãibra. Mas você precisa de outros nutrientes.
- Procure um médico se as contrações forem frequentes.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Cãibras podem ser falta de nutrientes”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>