Benefícios do Pilates para corredores

corredores-revista-pilatesO treino de um corredor envolve muita potência, coordenação e estabilidade. Um dos principais problemas relacionados à prática de corrida é a sobrecarga das articulações, especialmente dos joelhos, tornozelos e quadris. Isso porque a corrida é um exercício repetitivo, que precisa de muito controle da postura.

O Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas tanto para potencializar o desempenho esportivo quanto para prevenir as lesões e problemas musculares associados à corrida. Uma de suas principais contribuições é, justamente, a correção e manutenção da postura.

Fortalecendo os músculos centrais do corpo (core), responsáveis pela sustentação da coluna, o atleta terá mais controle sobre a postura e mais fluidez e economia nos movimentos. “O Pilates alinha o corpo para que o atleta consiga fazer a corrida de forma mais segura”, resume a instrutora de Pilates Rafaela Porto.

Além disso, a técnica aumenta a capacidade respiratória dos corredores e pode ser muito eficaz no pós-treino, aliviando dores e fadiga muscular. Ainda segundo a instrutora, os exercícios de oblíquos, movimentação de tronco e alongamento do Pilates são importantes para o alinhamento corporal, para o fortalecimento do abdome e para o relaxamento dos músculos.

O Pilates funcional, com o uso de acessórios como faixas, elásticos e bola ajudam no condicionamento atlético, simulando gestos esportivos comuns aos atletas. Veja os principais benefícios do Pilates para corredores:

- Fortalece e estabiliza os músculos do “core”;
- Tonifica e dá resistência;
- Diminui o impacto nas articulações;
- Aumenta a flexibilidade;
- Ajuda na concentração e na respiração;
- Melhora o desempenho atlético;
- Previne lesões.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Benefícios do Pilates para corredores”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>