Benefícios da vitamina C

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Sempre ouvimos falar que a vitamina C é uma das agentes contra os sintomas da gripe. Mas os especialistas afirmam que esse nutriente é fundamental para o nosso organismo. A falta de vitamina C pode causar sintomas como dores nas articulações, inchaço, feridas que não cicatrizam hemorragia nas gengivas e pode ser fatal.

De acordo com a Universidade Gama Filho, além de proteger contra a baixa imunidade a vitamina C ajuda a combater doenças do coração e nos olhos, regula os níveis de colesterol e fortalece os vasos sanguíneos. Você vai encontrar essa vitamina nas frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), nas verduras, no tomate, no morango, no maracujá. Veja porque incluí-la na sua alimentação:

Combate o estresse
Pesquisas indicam que a vitamina C age no organismo diminuindo o hormônio responsável pela disseminação do estresse pelo corpo. Ela também melhora o humor, pois estimula a produção de hormônios do bem-estar e da disposição.

Envelhecimento da pele
A vitamina C também é ótima para a pele. Ela tem uma substância antioxidante que previne o envelhecimento das células e pode até ajudar a clarear.

Reduz sintomas da gripe
Ainda segundo a Universidade Gama Filho, a vitamina não cura um resfriado, mas pode reduzir as chances de algo mais grave, como uma pneumonia. Ela diminui a gravidade dos sintomas e também os dias de cama. Nutricionistas recomendam uma dose diária de 75 a 90 mg de vitamina C.

Aumenta a absorção de ferro
A vitamina C também aumenta a nossa capacidade de absorção de ferro, que está nos alimentos vegetais, como as verduras e o feijão. Isso ajuda a prevenir a anemia. Para o portal Minha Vida, a nutricionista Roberta Stella afirma que os antioxidantes desse nutriente alteram a estrutura química do ferro, tornando mais fácil de ser absorvido pelo organismo. Um mamão papaya médio tem cerca de 140 mg de vitamina C. Uma pequena acerola tem 164,2 mg.

 

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