Começando uma atividade física

comecando-atividade-fisica-revista-pilates

 

A busca por saúde, bem-estar e um corpo mais definido leva ao interesse pela prática de atividades físicas. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como começar. Mesmo escolhendo a caminhada, que é mais leve e fácil de praticar, o primeiro passo para quem quer começar a praticar exercícios é consultar um médico, principalmente quem é sedentário. Ele vai pedir exames, te dar dicas e dizer se você está liberado para as atividades, quais as suas restrições.

Depois disso procure um profissional capacitado para avaliar suas necessidades e testar o seu condicionamento físico. Normalmente, quem nunca fez atividades começa com exercícios que trabalhem o alongamento, a flexibilidade e a postura. Depois, é possível trabalhar os seus objetivos individuais.

O educador físico Rodrigo Dimes*, diretor da HT Pilates, trouxe pra gente alguns conselhos importantes para quem vai iniciar uma atividade física. Olha só:

• Escolha um plano de atividade que seja adequado para você;
(Não adianta querer fazer um treino pesado logo de cara!)

• Fique atento ao local e aos equipamentos necessários para os exercícios;

• Veja se vai fazer sozinho ou com outra pessoa, o que pode ser mais motivante;

• Nunca faça mais exercícios que o estipulado pelo seu professor;

• É importante começar o programa de exercícios com atividades de baixa frequência, intensidade e duração, aumentando o ritmo através das semanas;

• Faça sempre um aquecimento antes da atividade, alongando os músculos e/ou andando por cinco minutos;

• Se a atividade for intensa, inclua mais cinco minutos de caminhada e/ou alongamento;

• Coma pelo menos duas horas antes da atividade física. Se for se exercitar antes de uma refeição, espere 25 minutos para comer;

• Para ter melhores resultados, mantenha uma rotina de exercícios três vezes por semana, ao menos 30 minutos cada sessão.

 

*Rodrigo Dimes (CREF 042661-G/SP) é Educador Físico, Especializado em Personal Training pela CANFITPRO (Canadian Fitness Professional), Pilates pela Stott Pilates e MBA em Liderança e Gestão Organizacional, Sócio Diretor das empresas HT Pilates e Espaço Kaizen.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>