Quem tem artrite reumatóide pode fazer Pilates

artrite-reumatoide-revista-pilates

 

Você sabe o que é artrite reumatóide? É uma doença inflamatória crônica, que causa danos progressivos aos ossos e articulações. Ela atinge principalmente dedos, punhos, pés e tornozelos, e suas causas ainda são desconhecidas.

A artrite reumatóide está associada a inchaços anormais nas articulações das mãos e do punho e em três ou mais áreas articulares do corpo, além de nódulos e rigidez do corpo. Se não for tratada adequadamente, a inflamação pode destruir as articulações e traz complicações nos movimentos do dia a dia, aumentando a dependência do paciente para realizar tarefas comuns, como escovar os dentes e abrir portas, por exemplo.

Como em qualquer doença articular, os exercícios físicos são muito importantes no tratamento da artrite reumatóide. De acordo com a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, a prática de atividades pode melhorar a aptidão aeróbia (oxigenação do corpo), a força muscular, a mobilidade articular, a aptidão motora e até o humor. E isso não piora a inflamação.

A professora de Pilates Marília Zara afirma que a modalidade (já tão queridinha nossa) é uma ótima opção para esse tipo de paciente. “O Pilates aumenta a força no centro do corpo, melhora o equilíbrio, previne as dores e ajuda na melhora dos movimentos diários, pois trabalha a coordenação”, resume a educadora física. Além disso, os exercícios melhoram a mobilidade e diminuem o impacto nas articulações. Com a consciência corporal do Pilates os movimentos do dia a dia se tornam mais eficientes.

As aulas são focadas nos exercícios de alongamento e alinhamento do corpo e devem ter períodos de repouso. A professora chama atenção para a tensão das molas e movimentos excessivos, que podem levar à fadiga. “É importante que o instrutor e o próprio aluno identifiquem as melhores posições para os exercícios, evitando complicações futuras e facilitando a mudança de repertório. A dica é fazer o aluno se movimentar, mobilizar as articulações”, recomenda.

Viu só? Movimente-se! Você pode!

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

3 thoughts on “Quem tem artrite reumatóide pode fazer Pilates”

  1. Fiz 10 sessões de pilates e as dores já diminuiram, vou fazer mais 10 e mais 10 vou ficar muito melhor. Realmente este tipo de atividade dá resultado.
    Silvânia

  2. A minha mãe tem artrite reumatoide diagnosticada à 8 anos. Neste momento faz as minhas aulas de pilates (leciono pilates) e é evidente que está limitada na execução de alguns exercícios mais exigentes… Mas ela adora a aula e faz tudo para não faltar, está extremamente motivada. Daí que concordo plenamente e recomendo a atividade mesmo para quem tem este estado clinico. Bjs

  3. Tenho problema na coluna lombar e a cervical. Resolvi fazer pilates por minha conta própria. Sou bibliotecária, passo muito tempo sentada. Fui no ortopedista ele queria que fizesse musculação. Depois de muito tempo fazendo pilates, nunca mais senti nada. Agora não fico muito sentada, levanto dou uma voltinha na biblioteca e volto para o meu setor. Recomendo, para todos fazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>