Quem tem artrite reumatóide pode fazer Pilates

artrite-reumatoide-revista-pilates

 

Você sabe o que é artrite reumatóide? É uma doença inflamatória crônica, que causa danos progressivos aos ossos e articulações. Ela atinge principalmente dedos, punhos, pés e tornozelos, e suas causas ainda são desconhecidas.

A artrite reumatóide está associada a inchaços anormais nas articulações das mãos e do punho e em três ou mais áreas articulares do corpo, além de nódulos e rigidez do corpo. Se não for tratada adequadamente, a inflamação pode destruir as articulações e traz complicações nos movimentos do dia a dia, aumentando a dependência do paciente para realizar tarefas comuns, como escovar os dentes e abrir portas, por exemplo.

Como em qualquer doença articular, os exercícios físicos são muito importantes no tratamento da artrite reumatóide. De acordo com a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, a prática de atividades pode melhorar a aptidão aeróbia (oxigenação do corpo), a força muscular, a mobilidade articular, a aptidão motora e até o humor. E isso não piora a inflamação.

A professora de Pilates Marília Zara afirma que a modalidade (já tão queridinha nossa) é uma ótima opção para esse tipo de paciente. “O Pilates aumenta a força no centro do corpo, melhora o equilíbrio, previne as dores e ajuda na melhora dos movimentos diários, pois trabalha a coordenação”, resume a educadora física. Além disso, os exercícios melhoram a mobilidade e diminuem o impacto nas articulações. Com a consciência corporal do Pilates os movimentos do dia a dia se tornam mais eficientes.

As aulas são focadas nos exercícios de alongamento e alinhamento do corpo e devem ter períodos de repouso. A professora chama atenção para a tensão das molas e movimentos excessivos, que podem levar à fadiga. “É importante que o instrutor e o próprio aluno identifiquem as melhores posições para os exercícios, evitando complicações futuras e facilitando a mudança de repertório. A dica é fazer o aluno se movimentar, mobilizar as articulações”, recomenda.

Viu só? Movimente-se! Você pode!

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text