O que causa a hérnia de disco?

hernia-de-disco-causas-revista-pilates

 

Você sabia que 80% da população mundial tem ou ainda vai sofrer com dores lombares? E metade desse número tem a ver com a hérnia de disco. Segundo o jornal Zero Hora, são 5,5 milhões de brasileiros com a doença, que altera o funcionamento da coluna vertebral.

A hérnia de disco pode também ocorrer na região do tórax e cervical, mas a lombar é a mais comum. Ela acontece quando o disco intervertebral que funciona como amortecedor para os movimentos da coluna perde suas propriedades hidráulicas e sofre muita pressão. Isso deixa suas fibras mais fracas e suscetíveis a rupturas e ao deslocamento para fora (hérnia de disco). A doença prejudica a estabilidade da coluna, comprimindo as raízes dos nervos e medula, que estão próximas.

De acordo com a fisioterapeuta Carla Hoffman, os sintomas da hérnia lombar são as dores lombares e nas pernas, formigamento nas pernas e pés e fraqueza muscular. “As lesões da coluna vertebral são atribuídas, principalmente, ao desequilíbrio e ao desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura”, afirma.

Os fatores hereditários são os que mais provocam a hérnia de disco, segundo a especialista, além de traumas de repetição no trabalho e no esporte, sedentarismo e fatores psicológicos, como a ansiedade e o estresse. Os riscos são ainda maiores quando se faz um trabalho físico muito pesado ou algum esforço repetitivo, com uma postura estática, por exemplo. A fisioterapeuta ressalta que os próprios movimentos de levantar, empurrar e puxar podem causar uma hérnia de disco.

O primeiro passo para tratar o problema, geralmente, é a fisioterapia, que ajuda a diminuir a dor e aumentar a mobilidade da articulação. “O objetivo é melhorar o grau de mobilidade e diminuir a compressão no disco vertebral, além de fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna”, explica Carla.

Fortalecendo os músculos profundos do centro do corpo (abdome, assoalho pélvico, diafragma), essenciais para os movimentos da coluna, o paciente vai ganhar estabilidade e proteção, pois essa musculatura absorve os choques e fortalece as articulações. Por isso, o Pilates é uma atividade muito recomendada para quem sofre com a hérnia de disco.

O método ajuda a minimizar os efeitos da doença, com os exercícios de fortalecimento e equilíbrio. A prática do Pilates mantêm os benefícios do tratamento, fortalecendo toda a musculatura. “Com os exercícios que enfatizam a estabilização da pelve, da caixa torácica, dos ombros e da cervical, melhoramos a flexibilidade e o equilíbrio, gerando consciência corporal e alinhando a postura. Isso deixa a articulação protegida. Além de melhorar os sintomas de ansiedade e estresse através da respiração”, confirma a profissional.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

11 thoughts on “O que causa a hérnia de disco?”

  1. Olá, Dario. Tudo bem?

    Temos um estúdio para indicar em Foz do Iguaçu. É o SOLE Spazio Pilates. Ele fica na Rua Leodoro Fernandes, n° 101, sl 02. Foz do Iguaçu – Paraná.

    Esperamos ter ajudado. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>