Fazer Pilates emagrece?

pilates-emagrece-revista-pilates

 

O Pilates pode ajudar na perda de peso, sim. Mas o seu objetivo não é a queima de calorias, pois não é uma atividade cardiovascular. O foco do Pilates está em tonificar a musculatura, deixando o corpo mais delineado. A produção de massa magra promovida pelo método estimula o metabolismo e pode acelerar o emagrecimento.

Mas para quem quer emagrecer, os especialistas recomendam combinar a prática do Pilates com uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas como a caminhada, a corrida, a bicicleta ou a natação. A quantidade de calorias queimadas também vai depender do seu biotipo corporal e do nível de esforço que você faz.

No Pilates, por exemplo, o trabalho muscular depende de variáveis como a sequência de movimentos, as repetições, a carga adotada, a alternância entre movimentos intensos e mais leves e o grau de apoio corporal. O Pilates usa princípios de respiração que ajudam no aumento do fluxo sanguíneo, na aceleração do metabolismo e na regeneração dos tecidos.

Outra relação entre o Pilates e o emagrecimento é a melhora do aspecto postural que ele promove, mantendo o alinhamento corporal. Com uma postura correta e bonita, você se sente mais magro e com o corpo em cima.
De acordo com a professora Carolina Tavares, da Clínica Eh Viver!, em MG, um dos resultados mais visíveis do Pilates é a definição abdominal. “Os exercícios estão concentrados no fortalecimento e na estabilização dos centros de força (core) que constituem e trabalham os músculos mais profundos do abdome. Com isso, a barriga fica durinha e livre de gorduras localizadas”, afirma.

A professora explica ainda que o gasto calórico de uma aula varia entre 200 a 400 calorias. Mantendo a prática de exercícios regular, em cerca de três meses os resultados já podem ser sentidos. “Mesmo que esses resultados não se espelhem diretamente na balança, eles aparecem nas medidas”, comenta Carolina.

Atividades como o Pilates, que priorizam a qualidade dos movimentos, ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse. Além disso, praticar exercícios melhora a autoestima e estimula um estilo de vida saudável, coisas diretamente relacionadas com a perda de peso.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Comentários