Como é o Pilates para crianças?

Lembra que falamos por aqui que o Pilates também é muito bom para as crianças? Ele ensina os baixinhos a respirar corretamente e a perceber o próprio corpo, melhorando a postura e a flexibilidade. Com o Pilates, as crianças aprendem a se concentrar mais e podem até ter um sono mais tranquilo.

Mesmo assim, algumas mamães ainda desconhecem a prática e têm um pouco de receio. A Revista Pilates conversou com a fisioterapeuta Marcella Mello, que presta serviço de personal para gestantes e Pilates para as mamães e crianças. Ela nos ajudou a saber mais sobre o dia a dia do Pilates com as crianças, olha só a entrevista:

 

Pilates-para-Criancas-marcella-mello-revista-pilates

 

RP: Por que o Pilates para as crianças ainda é pouco conhecido?
A meu ver, a principal causa é que nossa cultura em relação à saúde ainda é extremamente curativa, ao invés de preventiva. A prática do Pilates para crianças é essencialmente preventiva, informativa e educativa, e os resultados são vistos ao longo da vida, o que não é habitual ainda para nós. Além disso, o Pilates para crianças ainda é pouco difundido. São poucos os estudos sobre essa modalidade, apesar de os resultados serem altamente visíveis na prática.

RP: Quais as dúvidas mais comuns das mães sobre a atividade?
O principal questionamento é se crianças podem mesmo praticar Pilates. Algumas mamães associam ao Pilates que elas praticam nos aparelhos, que tem um grande foco no fortalecimento muscular. Por isso sentem medo de o exercício prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Elas sempre querem saber sobre os benefícios e como a atividade é feita, afinal, conseguir conquistar os pequenos nem sempre é tarefa fácil.

RP: Em que casos o Pilates é mais recomendado nessa fase?
O Pilates é muito recomendado para as crianças para a melhoria na postura; para cuidar preventivamente da coluna; para informar sobre a importância de não carregar objetos pesados, como as mochilas, por exemplo; e para que os pequenos aprendam a se sentar corretamente. Também indicamos para melhorias na respiração, ensinando a usar adequadamente toda a árvore brônquica, prestando atenção na respiração e usando-a para se acalmar. Trabalhamos, ainda, para ajudar na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração.

RP: É possível trabalhar com crianças também nos aparelhos?
Trabalho exclusivamente com Pilates no solo, usando bolas, rolos, brinquedos e brincadeiras pertinentes à idade das crianças. Levo o Pilates até a casa dos clientes, fazendo um trabalho personalizado, e uso as preferências das crianças para atraí-las e deixar a atividade mais divertida, facilitando o alcance dos objetivos. Acredito que seja possível trabalhar com as crianças em aparelhos, mas não é minha prática.

RP: Como é a aceitação nas primeiras aulas?
Normalmente, na primeira aula, elas ficam um pouco desconfiadas e arredias. Mas com o tempo, elas passam a confiar e a gostar muito da atividade. Elas costumam aceitar, ficam curiosas com a novidade e interagem bastante. E como estou na casa delas, querem me mostrar o quarto, os brinquedos e suas preferências. Assim, vamos ficando mais próximos.

RP: Existem diferenças de comportamento entre meninos e meninas na aula?
Os meninos são mais agitados e têm mais dificuldade quando os exercícios são mais lentos. Já as meninas tendem a gostar dos exercícios mais harmoniosos e calmos. Na hora da contextualização, os meninos querem atividades relacionadas ao futebol e a super-heróis, enquanto as meninas preferem o balé e as princesas.

RP: Cite alguns exercícios que podem ser aplicados nas crianças de forma lúdica.
Um exemplo é o skate, que realizamos tanto com os meninos quantos com as meninas, onde trabalhamos intensamente o equilíbrio, a postura e a respiração adequada. Com as meninas, usamos muito algumas características das bailarinas, trabalhando postura, concentração, respiração e equilíbrio. Usamos músicas, como “Serra, serra, serrador…”, para trabalhar o alongamento e postura, deixando as sessões mais divertidas. E abusamos das bolas, que possibilitam vários exercícios que elas adoram.

 

Gostou?

LEIA MAIS
Ensinando o Pilates para as crianças
Crianças podem praticar Pilates?

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>