Pilates pode tratar dores de cabeça

cefaleia-tensional-revista-pilates

 

Já sabemos que o Pilates é um ótimo exercício para desenvolver a força muscular e o equilíbrio, diminuindo as dores nas costas, por exemplo. Mas você já ouviu falar que o Pilates pode aliviar a dor de cabeça? A chave disso está na postura.

Sabe aquela dor de cabeça forte, aquela pressão que a gente sente depois de uma noite mal dormida, ou de um dia cheio de trabalho? Isso acontece quando existe alguma desordem na nossa “articulação temporo-mandibular”, que está localizada na frente do ouvido. Segundo a fisioterapeuta Priscila Valéria Faian, da Clínica Thonus Pilates (SP), essa é a articulação mais exigida pelo nosso corpo, executando por 10 mil movimentos por dia.

Os músculos dessa região são responsáveis pela mastigação, deglutição e fonação, além de se envolver no processo de respiração e expressão facial. Quando essa estrutura está vulnerável, as dores aparecem. A fisioterapeuta diz que a dor de cabeça mais comum é a “cefaléia tensional”, que ocorre em resposta a ansiedade, estresse, depressão, esforço excessivo, fadiga visual e outros fatores do dia a dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

E adivinha? Uma das principais causas da disfunção nessa região das têmporas são as alterações posturais. “A má postura corporal pode ser resultado de alterações no posicionamento da articulação mandibular e das alterações respiratórias. Modificando os hábitos respiratórios e corrigindo a postura, as dores tensionais na cabeça também diminuem”, explica Priscila.

Os exercícios de Pilates são mais uma ferramenta para o tratamento das dores de cabeça crônicas, por exemplo. Reeducando a respiração e a postura, é possível aliviar os músculos tensionados da articulação e fortalecer os músculos fracos, aumentando a mobilidade. Pilates é qualidade de vida!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

7 thoughts on “Pilates pode tratar dores de cabeça”

  1. Sempre gostei de exercitar como: natação, musculação, exercício aeróbico….enfim…mais devido minha dor lombar e artrose no joelho, comecei a fazer pilates, Estou me adaptando mto bem….faço 2 vezes por semana e 2 x em casa…(faço c/ a bola e c/ faixa elástica e caminha na praia)…Sou uma pessoa mto disciplinada..As dores que sentia eram insuportáveis. Agora devido ao pilates estou me sentindo bem melhor, ou seja, quase sem dor…

  2. Oi, Leonice! Que bom, continue firme nessa disciplina. Pilates é tudo de bom! Abraços.

  3. Oi, Silvana!

    O Pilates é excelente para o alívio das dores nas costas. Isso porque a dor está relacionada, principalmente, com a má postura e o estresse. O Pilates fortalece a musculatura abdominal e toda aquela situada ao longo das vértebras. Esse trabalho ajuda a alinhar a sua postura e mantém a sua coluna forte e flexível, aliviando as dores nas costas e nas articulações. Ele também proporciona o alongamento dos músculos e ajuda a reduzir o estresse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>