5 dicas para se alimentar bem no verão

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Já estamos no horário de verão! Nessa época, a gente precisa ter mais cuidado com a alimentação. Por causa do calor, o nosso corpo transpira mais e exige muito mais hidratação. Se você não costuma ingerir líquidos, é melhor começar a criar essa rotina, pois a tendência é que as temperaturas aumentem. Pode ser água, suco, chá gelado ou água de coco. Algumas frutas também hidratam bastante, como a melancia, o melão, o abacaxi e a laranja. Vale até gelatina. Veja algumas dicas para se alimentar bem e manter a saúde no verão:

Comida leve
Prefira alimentos de fácil digestão. De acordo com a nutricionista Daniela Melere, para o site Idmed, agora é a hora de abusar das frutas, verduras e vegetais. E para quem pega muito sol, cenoura, mamão, laranja e manga têm betacaroteno e protegem a pele dos raios solares.

Coma salada crua
Esses alimentos contêm fibras que ajudam na digestão. Prefira a salada pura, sem temperos calóricos. Até o azeite exige moderação, além do sal, que contribui para a retenção de líquidos.

Evite a gordura
A nutricionista recomenda evitar alimentos muito gordurosos, que prejudicam a digestão. Deixe de lado as frituras, queijos e carnes gordurosas, pratos à milanesa, empanados, bacon e creme de leite.

Cuidado com os sorvetes
É a parte mais tentadora do verão, mas não deve ser consumido com muita frequência, pois tem alto teor de açúcar e gordura. Prefira os de fruta que são mais saudáveis que os cremosos. Você pode substituir o doce pelo sorvete, mas só de vez em quando.

Atenção para a higiene
No verão, as intoxicações alimentares são mais comuns. Por isso fique atento ao armazenamento e manuseio correto dos alimentos. A dica da Daniela é evitar mantê-los em temperatura ambiente, pois o risco de deterioração e contaminação são maiores. Evite também alimentos de origem duvidosa e mal higienizados.

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