Conheça os exercícios de Pilates das famosas

Os pilateiros adoram ver as fotos dos exercícios que as famosas conseguem fazer nas aulas de Pilates. As fotos que elas postam nas redes sociais inspiram e motivam os outros praticantes. Elas mostram como o Pilates é prazeroso e desafiante ao mesmo tempo! A fisioterapeuta Jussara Castro, do Espaço Corpo Pilates, ajudou a gente a entender os exercícios mais avançados que rolam nas redes sociais. Vamos descobrir o objetivo de cada um deles. Olha só:

 

 

Isis Valverde mostrou que tem concentração e equilíbrio ao ficar suspensa na bola fazendo uma extensão em isometria. Neste exercício, Isis faz uma contração dos músculos do power house, glúteos, isquiotibiais, grande dorsal, trapézio e da musculatura extensora da coluna. Tudo isso aliado a uma respiração correta e alongamento axial para manter o alinhamento do corpo todo e não cair da bola. Excelente exercício para concentração, equilíbrio e fortalecimento da coluna lombar. Indicado para quem tem dores nas costas ocasionadas pela má postura.

(Reprodução / Instagram)

 

 

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Neste exercício, a apresentadora Renata Del Bianco exibe um belo alongamento da cadeia anterior. No Ladder Barrel, Renata inicia fazendo um exercício de ponte e termina com a extensão completa da coluna. Alongando os membros superiores, o músculo reto do abdome, fazendo força no quadríceps femoral, nos glúteos e nos membros superiores para sustentar a posição. É um exercício avançado que requer flexibilidade e mobilidade de coluna.

(Reinaldo Canato / UOL)

 

 

 

 

 

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Este exercício é uma progressão do exercício anterior. Renata eleva um membro inferior com a força do músculo iliopsoas, sustenta a perna no ar fazendo força no abdome e ainda fica na pontinha do pé esquerdo, diminuindo ainda mais a base, tornando o exercício mais difícil e fazendo força na panturrilha. Os exercícios no Pilates nunca são tão difíceis que os instrutores não consigam deixar mais ainda, não é?

(Reinaldo Canato / UOL)

 

 

 

 

 

 

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A dançarina Valesca Popozuda postou duas fotos fazendo Pilates. Na primeira ela está no Cadillac fazendo uma ponte com os membros inferiores e fazendo força nos membros superiores, segurando as alças contra a resistência. Este movimento fortalece bastante os músculos da coluna lombar, glúteos, o grande dorsal e os isquiotibiais. Essa posição tem diversas variações, aumentando a dificuldade e desafiando o aluno. No segundo exercício, Valesca usa a alça do Reformer de forma unilateral e fortalece os músculos posteriores da coxa, glúteos, e ainda faz força para sustentar a perna esquerda em isometria. Os exercícios unilaterais são bons porque garantem que o aluno faça a força de forma igual no dois membros e ainda treina a coordenação motora.

(Reprodução / Instagram)

 

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Suzana Alves ainda consegue exibir um sorriso em um exercício avançado, mostrando que Pilates se faz com prazer. Neste exercício, ela faz o “V do pilates” sustentando o tronco, fazendo muita força no abdome e no iliopsoas, se equilibrando em cima da caixa do Reformer e fazendo força com os braços segurando as alças com carga. Além disso, o exercício requer alongamento para conseguir estender totalmente as pernas. A resistência das molas sobre as cordas puxa a Suzana para trás, é preciso treinar diversas vezes no solo antes de tentar no Reformer.

(Foto: Edu Enomoto)

 

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A modelo Izabel Goulart já mostrou que é amante do Pilates. Esse é um exercício com alto nível de dificuldade. Ela faz um agachamento, que fortalece coxa e glúteos, em cima do bosu, que trabalha equilíbrio e propriocepção, com uma caneleira como resistência e com o peso do corpo suspenso num TRX. Um exercício completo que une coordenação motora, propriocepção, força, resistência e equilíbrio. Fortalecendo membros inferiores, membros superiores, tronco e estimulando a concentração.

(Reprodução / Instagram)

 

 

 

 

A fisioterapeuta lembra que esses exercícios avançados são indicados para os alunos que já fazem Pilates há algum tempo, e sempre com a orientação de um profissional capacitado. “Mas todos são possíveis de serem realizados, a repetição e a dedicação levam o movimento à perfeição. Como dizia Joseph Pilates, é preciso respeitar o seu próprio ritmo. Não interessa o que você faz, e sim, como você faz”. A Jussara escreve artigos para o Yahoo! Mulher. Legal, né?

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25 thoughts on “Conheça os exercícios de Pilates das famosas”

  1. Olá, Paula! Destacamos que os exercícios são recomendados para alunos avançados, e sempre com a orientação de um profissional capacitado. Abraços!

  2. O Pilates em muitos casos está perdendo suas características… concordo com a Paula: alguns não são bons… além de ser interessante usar capacete.

  3. A técnica desenvolvida pelo pilates não diz quais movimentos podem ou não serem realizados, desde que vc siga os princípios do método(udo do power house, fluidez, respiração….) vc pode ficar de cabeça pra baixo balançando os pés e sera pilates, vamos deixar se ser tecnicos porfavor, criatividade, se atinge o objetivo q vc qr, faça…não existe esse negocio de ”caracteristica”, procure no google os videos do Joseph Pilates e me diga se oq vc aprendeu na ”apostila” esta sendo feita por ele.

  4. PIlates perde característica se não seguir os princípios básicos, onde um deles tem sido desprezado por muitos instrutores e seguimentos : CENTRANDO – PELVE NEUTRA e contração dos músculos locais – estabilizadores da coluna, e NEUTRO CERVICAL – Alinhamento Cervical com músculos flexores cervicais profundos ativados..Além da supervisão de profissional habilitado, em grupo reduzido , e após cuidadosa avaliação, anamnese , com critério, e objetivo, conhecendo o histórico, condições e limitações de cada um..sob supervisão e acompanhamento personalizado, sendo profissional habilitado, pode-se atender a expectativa do aluno sem risco de lesão. Mas atenção, reabilitar é tratar..e somente o Fisioterapeuta está indicado para isso, em parceria com médico. Por isso há o diferencial: Pilates Clínico, para pessoas com patologias ..
    Pilates tradicional é para pessoas saudáveis e Fitness. Muitas pessoas tem limitações, ou condições físicas que exigem maior atenção e onde muitos exercícios seriam contra indicados…

  5. Fico triste quando leio ou ouço que muitas pessoas andam se machucando com o Pilates.
    Sim, eh necessário seguir as orientações do profissional. Uma dica, o bom profissional irá explicar os princípios do movimento, começando pela respiração, controle da pelve e das escápulas, a mobilização da coluna e o alinhamento axial. É tudo baseado na contrologia.
    O Pilates bem praticado, tanto no solo como nos aparelhos, faz toda diferenca, os benefícios são enormes, melhora postura, reforça o core, trabalha a musculatura de uma maneira mais profunda, aumenta a concentração, relaxa, melhora a coordenação e diminui a ansiedade.
    Bem, um bom professor de Pilates eh um ser apaixonado pelo que faz e eh fácil identificar.
    Outro detalhe, há exercícios para iniciantes, intermediários, 1 e 2 e avançados. Estudei no Canadá e na França, lá eles separam em pequenos grupos e por nível. Acho interessante pensarmos nisso.

  6. Não há exercício proibido para todos e sim determinadas pessoas proibidas de realizarem determinados exercícios!
    O adjetivo já diz por si só: Exercícios AVANÇADOS!
    Não visualizo nenhuma foto com “exercícios altamente lesivos”.

  7. Temos que deixar algumas coisas mais claras em relação a Técnica do Método Pilates, procuramos sempre trabalhar a estabilização da musculatura do Core – Power house.
    A BOLA SUIÇA, trabalha exercícios que desestablizam para estabilizar, isso são exercícios ditos Funcionais, bem como bozu, trx e outras coisas que estão sendo acrescentados nos Studio.
    Temos sim que defender mais nossa Técnica.
    BOLA no studio???? Use o Magic circle, ele é pra isso.

    Socorro Pilateiros…

  8. Olá pessoal, acho que o pilates tomou uma proporção muito grande tanto na fisioterapia quanto na educação fisica, só que são dois ramos diferentes: um reabilita e o outro tem a visão de fitness, na sua grande maioria. Então a discussão começa por aqui, eu sou fisioterapeuta e trabalho diferente do educador fisico, acho que cada um tem o seu espaço, mas temos que ter cuidado nas prescrições e na biomecânica do movimento. O inventar às vezes pode ser benéfico pra alguns alunos, pois temos que avaliar cada aluno e não fazer como vejo por ai, todo mundo é igual a todo mundo……vamos pensar que cada um tem um biotipo pessoal…..

  9. Olá a todos,

    na minha formação aprendi algo, que me orienta até hoje! Qual o seu objetivo com esse exercício? é melhor para alcançar a meta do seu aluno? o mais eficiente para essa capacidade ou principio? Se tiver alguma dúvida nas respostas, volto aos princípios do método, que é o principio de tudo! Cabe ao Profissional ter bom senso na escolha do repertório, pois ele não precisa ser extremamente criativo, e sim ter um conhecimento profundo do Método Pilates! Espero ter contribuído na discussão.

  10. Com certeza o método Pilates é baseado em seus príncipios, uso power house, fluidez, respiração….o importante é a maneira como os exercícios são realizados, mas não faz sentido utilizar exercícios acrobáticos com risco de queda e lesões, sendo que há exercícios tão qual ou mais eficientes que podem ser realizados de forma segura.

  11. Infelizmente acredito que o Pilates se tornará igual ao RGP. Qdo me formei em 1998 tínhamos um curso muito rico, e hoje muitos cursos de RPG são dados por verdadeiros pangarés, visando somente pegar dinheiro dos alunos.

  12. Pilates foi quem me fez andar. Sou cliente dos execícios de “Pilates” requer muita saúde. Lhe tira dos medicamentos que pode causa outra tantas doenças. è uma atividade relaxante para seu corpo.

  13. Eu acredito que um bom instrutor vem de um bom curso e um bom curso nao é só um final de semana pois não dá tempo. O instrutor tem que realizar todos os exercícios para sentir em si mesmo os músculos usados e as dificuldades para assim, através de uma excelente avaliação do paciente, traçar exercícios de acordo com o corpo (limitações) de cada um, portanto é personalizado. E por ser personalizado é impossível atender mais que 3 pessoas, pois é importante a correção postural todo momento, no entanto se não for bem corrigido a lesão pode acontecer nos exercícios mais básicos, a contração do core e fundamental. A evolução e troca dos exercícios tem que existir, o corpo se adapta e deixa de evoluir se essa mudança não acontecer. Cuidado, exija uma boa avaliação e reavaliação periodicamente, pois só assim é possível alcançar os objetivos e um arranjo corporal ideal. Se os pacientes conseguiram fazer essas posturas para a foto significa que estão aptos para tal, essa discussão é insignificativa.

  14. O Autêntico método não utiliza bola.
    Nos exercícios do Pilates, tanto para os alunos do nível básico como para os de nível avançado, são utilizados 2 dos principais fundamentos do método: CONTROLE E CONCENTRAÇÃO, portanto, não é necessário utilizar capacete, como comentou o Eder.

  15. , biomecânica… Funcional… cada pessoa e diferente… eu trabalho com Pilates e sabemos que ele é uma técnica e não filosofia…. Quem sabe de biomecânica sabe que alguns execicios acima não estão corretos para o aluno

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