Seu corpo precisa de proteínas

proteinas-revista-pilates

 

Para entrar em forma e manter o foco na saúde, muitas pessoas pensam em cortar a proteína da carne do cardápio, mas isso pode ser muito prejudicial. Cortando esse nutriente da sua rotina alimentar, você vai causar um rebuliço no organismo!

As proteínas participam de processos metabólicos importantes. Para se ter uma ideia, elas precisam reunir 20% das calorias totais de todo o seu dia, segundo o portal Minha Vida. Elas estão presentes nas carnes e ovos, no leite e seus derivados e também nas leguminosas.

As proteínas são utilizadas na reparação de tecidos no organismo, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos e no transporte de substâncias como as vitaminas pelo corpo. Outra função importante é o fornecimento de energia. Cada grama de proteína equivale a quatro calorias, isso ajuda muito quem costuma fazer exercícios físicos para suprir as necessidades energéticas que os carboidratos não conseguem. Os nutrientes estão envolvidos na estrutura e na saúde dos cabelos, das unhas, da pele, músculos, tendões e ligamentos. Participam também da produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Mas apesar de ser fundamental na dieta, a proteína em excesso pode trazer riscos à saúde. Ela pode aumentar o colesterol, sobrecarregar o rim e fazer o corpo perder muita água. Para calcular a quantidade de proteína que você precisa por dia, é só relacionar 1 kg a 1 g de proteína. Ou seja, uma pessoa que pesa 53 kg deve consumir 53 g por dia. Varie seu cardápio com porções de feijão, ervilha, lentilha e grão de bico, carnes vermelha e branca, queijo branco, ovos. As castanhas, nozes e o amendoim torrado também são boas fontes de proteína.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>