O que é Core?

core-revista-pilates

 

Esse é um termo muito comum entre os instrutores de Pilates e pessoas da comunidade ligada à saúde e ao movimento. O “core” é o centro do nosso corpo. É o conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento.

O core – em inglês, centro – está localizado nas regiões mais profundas do tronco e da pelve. Esses músculos formam um centro de força que mantém a estabilidade da coluna lombar e a flexibilidade. A maioria dos exercícios de Pilates, por exemplo, trabalham o fortalecimento do core, pois é na área abdominal que se convergem os movimentos de todo o corpo.

Os músculos do core, quando fortalecidos e acionados de forma correta, dão suporte para a coluna e quadris evitando o estresse nessa região, além de joelhos e tornozelos. Os exercícios focados no core definem o abdômen e modelam a cintura, além de auxiliar no funcionamento dos órgãos internos.

 

CORE GALORE É NOVIDADE PARA FORTALECER O CORE

“Core Galore” é um pequeno acessório que utiliza e desafia os músculos do core. Ele foi criado pela instrutora de Pilates francesa Myléne Bork, e está sendo utilizado em Tucson, no Arizona, tornando as aulas mais desafiadoras e dinâmicas.

Quem falou da novidade pra gente foi a professora do curso de pós-graduação em Pilates da Universidade Gama Filho, Adriana Alves. Ela experimentou as aulas em Tucson e adorou. “O equipamento é super versátil, dá para trabalhar exercícios mais suaves de flexibilidade e postura até os mais desafiadores, servindo como base móvel para sustentar o peso do corpo”, explica Adriana. Ela gostou tanto que trouxe o acessório para trabalhar aqui no Brasil.

core-galore-revista-pilatesO Core Galore exige muito o uso da musculatura do centro de força para executar os exercícios com controle e precisão. Por isso o método Pilates é bastante utilizado nas aulas. Basicamente todos os princípios do Pilates são utilizados com o acessório. Ele permite fazer exercícios de mobilidade ou estabilidade da coluna, associados ao uso de braços e pernas. O equipamento tem uma base com rodinhas que possibilita movimentos multidirecionais, desafiando o corpo em todos os planos. “O legal é que mesmo os menos habilidosos podem fazer os exercícios, é só adaptar as alavancas e as posições. Deu para ver isso ao vivo nas aulas, com alunos de diferentes idades e níveis, era uma classe bem heterogênea”, conta a professora.

O acessório é uma forma criativa e funcional de trabalhar e, segundo a instrutora, pode ser usado tanto em aulas de solo quanto nas de estúdio, remetendo muitas vezes aos exercícios do Reformer. “O Core Galore pode explorar mobilidade e força, inclusive com foco na reabilitação. Ele usa muito a coordenação e o equilíbrio, por causa do tamanho. Na maioria dos exercícios é usado aos pares”, acrescenta Adriana. Em breve, a instrutora brasileira vai realizar alguns cursos em parceria com instituições de ensino.

E aí, o que você achou?

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

12 thoughts on “O que é Core?”

  1. Olá, Celso. Tudo bem? A instrutora Adriana Alves tem o registro do Core Galore aqui no Brasil. Vamos enviar o seu contato para ela, certo?

    Abraços.

  2. Tenho 1.55m,e 90cm de busto.Não consigo fazer alguns exercícios devido ao volume dos seios.Abdominais são dificílimos para chegar no limite.Será que só os “magros” podem fazer pilates com sucesso?

  3. Olá Regina, o Pilates é indicado para todos os tipos físicos, independente de serem magros ou não. O profissional que vai te dar aula de Pilates precisa ser capacitado a adequar os exercícios para que você consiga o máximo de contração abdominal sem esforços desnecessários. Com certeza, o volume dos seios não é um problema para você praticar o Pilates. Orientamos você a procurar um profissional qualificado que vai te guiar por aulas em que você será capaz de alcançar os seus objetivos.

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>