Dicas para fugir das armadilhas contra a alimentação saudável

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A preocupação com uma alimentação saudável já faz parte da rotina de muita gente. Mas o dia a dia nos reserva algumas pegadinhas que podem acabar com os planos para equilibrar a saúde. Só porque as frutas e barrinhas de cereais são saudáveis não quer dizer que você possa comer à vontade, por exemplo. O segredo é ter cuidado com o tamanho da porção que você come. Veja algumas dicas para fugir dessas armadilhas:

“Compensar” os carboidratos
Você viu aquela macarronada no restaurante, na hora do almoço, e não resistiu: encheu o prato. No resto do dia você vai abolir os carboidratos para compensar. Esse é o erro. Você deve planejar sua alimentação diária e tentar seguir à risca, sem extrapolar. Mas se for o caso, não tente consertar, pois isso pode gerar confusão no organismo.

Vontade de doce
É normal dar aquela vontadinha, e você não pode esquecer o prazer de comer. No caso do chocolate, uma boa dica é dividir uma barra em vários quadradinhos. Assim você come um por dia, não o tablete inteiro. Deixar frutas lavadas e picadas na geladeira é outra tática que ajuda a consumir lanches mais saudáveis. Você também pode ter pacotinhos de castanhas na bolsa para quando sentir vontade de beliscar.

Almoço tudo, janta nada
Essa também é uma armadilha da boa alimentação. Quem não costuma comer à noite tende a caprichar mais no almoço, juntando as porções das duas refeições em uma só. Mas os nutricionistas não recomendam concentrar os nutrientes necessários em poucas refeições. A dica é substituir os alimentos típicos do jantar por um lanche, com pão, salada e uma proteína.

Medo da balança
É comum quem está começando uma reeducação alimentar e uma rotina de exercícios ter uma balança em casa. Mas ela pode ser a vilã da história. A dica é não se pesar todos os dias, pois é impossível haver mudança real em tão pouco tempo. O ideal é checar os resultados dos novos hábitos uma vez por semana. Mesmo assim, não se atenha tanto a isso, pois ela não diferencia gordura de músculo. Sua evolução pode estar muito além disso.

Comida à mesa
Na hora das refeições, não deixe as travessas em cima da mesa, leve apenas o seu prato. Com a comida à vista, a tendência é repetir as porções e comer além do necessário. Levantar assim que terminar de comer também evita você se alimentar sem vontade.

 

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