Livro traz tudo sobre Pilates na gestação

A fisioterapeuta Valéria Mauriz (à direita) com futura mamãe no lançamento do livro "Pilates na Gestação"

A fisioterapeuta Valéria Mauriz (à direita) com futura mamãe no lançamento do livro “Pilates na Gestação”

 

Lembra que falamos aqui sobre os benefícios do Pilates para as futuras mamães? Pois é, em julho deste ano foi publicado o primeiro livro em português sobre o assunto. O livro “Pilates na gestação – redescobrindo seu corpo no pré e no pós-parto” foi escrito pela fisioterapeuta Valéria Mauriz, do Rio de Janeiro, e aborda as transformações do corpo feminino durante a gestação e como a prática do Pilates pode ajudar nesse processo.

A autora também é bailarina e conheceu o Pilates estudando dança moderna, na década de 90. Depois de uma lesão no joelho que a impediu de dançar, escolheu o método para sua reabilitação. Instrutora de cursos de formação em Pilates (Espaço Pilates) no Rio, também com foco no trabalho com o público feminino, começou a estudar e desenvolver o assunto no papel. “É fascinante ver a vida crescer no corpo de uma mulher, o corpo se transforma de maneira surpreendente. O processo é dinâmico e por isso a maneira de preparar uma aula tem que ser precisa e dinâmica. Estudar tudo isso mudou o meu olhar em relação à saúde da mulher”, afirma Valéria.

livro_pilates_na_gestação_revista_pilatesA leitura é ideal tanto para as mulheres, independente de estar no período gestacional, quanto para os instrutores de Pilates. O livro contém respostas para perguntas comuns do dia a dia da gestante com relação ao exercício. Segundo a autora, o objetivo é dar informação. “Parece algo básico, mas nesse momento surgem dúvidas sobre as modificações no corpo da mulher. Da mesma forma, um instrutor de Pilates fica em dúvida sobre o exercício mais indicado para aquela fase”, comenta.

As mudanças durante a gestação são inúmeras, pois tudo está em fase de crescimento, em virtude das fortes dosagens hormonais. Uma das principais modificações musculares é a distensão abdominal, que sobrecarga as vértebras e provoca as dores lombares. A fisioterapeuta explica que o Pilates ajuda a estabilizar as estruturas que ficam instáveis na gravidez, como quadris, coluna lombar, tornozelos e punhos. “O Pilates bem direcionado minimiza as dores e tonifica o corpo da gestante para o pós-parto, preparando a futura mãe para a rotina diária de cuidados com o bebê, carregar, dar banho, etc.”.

No livro, todo esse processo é detalhado em texto e imagem, trazendo também ilustrações de exercícios e dicas sobre os cuidados que os instrutores devem tomar com as alunas gestantes, como atenção à frequência cardícada e sobrecargas nas articulações da pélvis e da coluna. O livro Pilates na Gestação está à venda na Livraria Travessa. Vale a leitura!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Livro traz tudo sobre Pilates na gestação”

  1. Pilates entrou no Face e não pode sair!!!!!!!!! Estamos conseguindo “mídia” e a sabedoria de todos é muito importante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>