Alimentos previnem doenças femininas

alimentos-doencas-revista-pilates

 

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes não só ajuda a manter a forma e o organismo funcionando corretamente, mas também pode prevenir uma série de doenças, como a hipertensão, a diabetes e o colesterol alto. As propriedades dos alimentos também são poderosas no combate a alguns problemas típicos da saúde da mulher. Por isso fique atenta à dieta e melhore seu cardápio com essas dicas, que preparamos com a ajuda do portal Minha Vida:

Menopausa
Todas as mulheres passam por esta fase, entre os 45 e os 55 anos. Os sintomas mais frequentes são ganho de peso, insônia, irritabilidade e ondas de calor. Mas é possível amenizar essas características. Estudos americanos comprovam que a soja age diretamente na redução das ondas de calor e nas mudanças de humor, devido a uma substância chamada isoflavona, semelhante ao hormônio estrógeno. Cereais integrais, ovos e grãos aumentam a sensação de bem estar e as frutas cítricas têm vitamina C, fundamental para a síntese de hormônios no ovário.

Câncer de mama
Sabia que as mulheres que comem duas porções de vegetais por dia têm 45% menos chances de desenvolver a doença? Alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes reduzem as chances de câncer de mama, pois são ricas em aminoácidos poderosos. Outros alimentos como a alface, a abóbora e o espinafre também ajudam na prevenção. A Organização Mundial de Saúde recomenda um dente de alho por dia no cardápio.

Câncer de colo do útero
A doença pode ser prevenida com bons hábitos de higiene íntima e saúde sexual, mas a alimentação também é importante. Consumir três ou mais porções de peixe por semana diminui em 33% os riscos de desenvolver a doença, devido ao poder antiinflamatório do ômega 3. Folhas escuras e frutas como a goiaba, a melancia e o tomate também ajudam.

Infecção urinária
É preciso colocar em prática aquele ideal de ingerir ao menos dois litros de água por dia. Além disso, a infecção urinária pode ser prevenida ou tratada com suco de cranberry – o mirtilo, chá de menta, linhaça e vitamina C (presente na laranja, por exemplo). Um copo de água morna com suco de limão é excelente.

Osteoporose
O período da menopausa aumenta a incidência de osteoporose, pela diminuição de hormônios importantes. O principal causador da doença é a deficiência de cálcio. Por isso, o ideal é ingerir três copos de leite e uma porção de queijo amarelo por dia. Sementes e verduras verde-escuras também são ricas em cálcio.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Alimentos previnem doenças femininas”

  1. Muito boa a matéria, tem ótimas dicas de uma alimentação saudável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>