Exercícios five® aliviam a tensão e ajudam no ganho de mobilidade

Hoje é dia de falar de exercícios. Quem já pratica um esporte ou treinamento físico sabe que os músculos geralmente ficam tensos depois do treino. Quem trabalha o dia todo sentado também sente a tensão gerada pela posição e pela má postura.

Os exercícios do five®, um novo método apresentado recentemente no Brasil, ajudam a diminuir essa tensão, acrescentando o relaxamento e a liberação dos músculos ao treinamento físico – seja ele a musculação, o Pilates ou atividades de impacto. “O five® prolonga a cadeia anterior, diminuindo assim a tensão da cadeia posterior e a pressão da coluna, melhorando a mobilidade e normalizando a relação abdome e costas”, explica o fisioterapeuta Thiago Fonseca Abrahim, treinado pelos criadores do método na Alemanha.

Abrahim destaca que esse conceito de exercícios não utiliza a contração do “core”, mas movimentos livres com recrutamento natural dos músculos, prolongando as cadeias e minimizando a tensão abdominal. Os aparelhos facilitam esses movimentos, oferecendo mais conforto, segurança e correção aos exercícios. Pedimos ajuda ao fisioterapeuta para explicar que tipo de benefícios encontramos nesse novo método, com alguns exemplos de exercícios, começando pelo Hip Mover. É muito importante lembrar que este não é um treino de controle, mas de prolongamento das cadeias, portanto deve-se respirar normalmente e sem contração de nenhum músculo.

 

hip-mover-revista-pilates

Hip Mover

Este aparelho é muito importante para o ganho de mobilidade do quadril, pelo prolongamento principalmente dos músculos ilíacos, ilio psoas, quádriceps e retos abdominais”, afirma Abrahim.

1. Ajuste a barra de contenção das pernas para a posição mais adequada. Quanto mais próxima do equipamento, mais intenso o exercício. 2. Sem deitar ou encostar totalmente no aparelho, cotovelos apoiados no aparelho, cabeça flexionada, queixo em direção ao peito, para um prolongamento da musculatura posterior do pescoço. Pernas e pés alinhados ao quadril, pressione levemente o dorso do pé contra o aparelho. 3. Faça o movimento de inclinação sem contrair os músculos. Esse movimento pode ser unilateral ou bilateral, dependendo do cliente. Com a melhora da estabilidade, as mãos podem ser posicionadas sobre as pernas, com os braços retos, sem o apoio dos cotovelos. 3 séries de 15 segundos. O instrutor lembra que pode haver tremor na hora do exercício, em virtude do recrutamento natural dos músculos estabilizadores.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

3 thoughts on “Exercícios five® aliviam a tensão e ajudam no ganho de mobilidade”

  1. Olá! E para ganhar equilíbrio na cervical, no caso de quem sofre distonia cervical??
    Faço pilates já uns 3 meses e estou achando ótimo! Parece-me que é o melhor exercício para minha patologia, pois não fica focado apenas em determinada região.
    Um abraço!
    Fabiana

  2. Gostaria de saber aonde acho esses aparelhos pra comprar, sou professora de Pilates e me interessei!!! Boa tarde!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>