7 lanches saudáveis para o dia a dia

Seguir um estilo de vida saudável passa também pela alimentação. E saiba que para manter uma dieta nutritiva, fazer um lanchinho entre as refeições é muito importante. Além de manter o nosso metabolismo funcionando de forma equilibrada, evitando o jejum prolongado, eles nos ajudam a controlar o apetite até a hora das refeições.

Mas é imprescindível escolher um cardápio leve e saudável, com os nutrientes necessários ao nosso organismo, sem exageros ou alimentos pouco nutritivos, como balas e doces. Veja algumas opções de lanches saudáveis e práticos que você pode fazer durante o dia, baseadas em uma matéria do site Toda Ela:

 

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Salada de frutas com chia
As frutas são super saudáveis, contendo vitaminas, minerais, fibras, água e antioxidantes que protegem nosso organismo contra os radicais livres. A chia é fonte de ômega 3, fibras, cálcio, e ajuda a reduzir o colesterol, além de melhorar a imunidade. Use 1 colher de sobremesa de chia na sua salada de frutas.
Você também pode optar por uma banana amassada com uma colher de sopa de aveia e uma colher de chá de mel. A maçã sozinha, com casca, também é ótima fonte Fe fibras, potássio, fósforo e ferro. Ela melhora a circulação e impede o depósito de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Barra de cereal com granola
Para quem precisa fazer lanches fora de casa, a barra de cereal é muito prática. Pouco calórica, ela contém fibras, vitaminas e minerais como o cálcio e o potássio.

Iogurte desnatado
Por ser derivado do leite, ele contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O iogurte também auxilia no funcionamento do intestino devido aos lactobacilos presentes na sua composição. A versão natural desnatada apresenta menores níveis de gordura.

Mix de oleaginosas
As oleaginosas são fonte de proteínas, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês. São ricas em nutrientes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Também diminuem a pressão arterial e os processos inflamatórios. Você pode misturar castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes e amendoim.

Chá gelado com bolo integral de banana
Os chás gelados hidratam e possuem antioxidantes, vitaminas e minerais. O ideal é consumir chás naturais como hortelã e gengibre, erva doce e limão, camomila e laranja. O bolo integral de banana tem fibras que ajudam no funcionamento intestinal.

Sanduíche natural
Duas fatias de pão integral com ricota, cenoura ralada, alface, tomate, azeitona verde e orégano formam um sanduíche super saudável. Essa receita tem fontes de proteína, fibras, vitaminas, minerais e gorduras poli-insaturadas que protegem o coração. Outra opção é um sanduíche quente de pão árabe integral com uma fatia de queijo minas e orégano.

Frutas desidratadas
Os lanchinhos com frutas secas ajudam a controlar a vontade de comer doces e fazem muito bem ao organismo, com antioxidantes, vitaminas fibras e minerais. Além de ser prático para manter na gaveta ou na bolsa em porções individuais.

 

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