Saúde e disposição é com ele! Dia do profissional de Educação Física

professor-educacao-fisica-revista-pilates

 

Bom mesmo é quando a gente tem um professor que nos anima a praticar exercício, não é verdade? Aquele que nos lembra todos os dias que a atividade física é uma das melhores fórmulas para uma vida com saúde. E que além de sentir um bem-estar enorme a gente se sente mais jovem e com um corpo bacana. Por isso, o profissional de Educação Física é tão essencial na nossa vida quanto a própria atividade.

Como dia 1 de setembro é o dia do nosso “guru” do exercício, fizemos uma entrevista com a educadora física e professora de Pilates Vanessa Akiyama, do estúdio Espaço Vitalis. Pra começar ela dá a dica: atividade física faz bem pro corpo e pra mente! Curte:

1. Qual a importância da atividade física, atualmente, na rotina das pessoas?
“Há alguns anos, a prática de exercícios era ligada apenas ao fator estético. Com o tempo, as pessoas começaram a perceber que estar contentes e satisfeitas com seu corpo trazia bem-estar mental, elevando a autoestima. Hoje, a atividade física está muito mais ligada à saúde. As pessoas buscam atividades que lhe causem prazer para diminuir o estresse e a tensão do dia a dia, sabendo que estão também prevenindo e tratando doenças e lesões, além, é claro, do prazer social no convívio com pessoas diferentes”.

2. Como nos motivar para os exercícios no dia a dia?
“Cada um deve achar uma atividade que lhe dê prazer! Existe uma grande variedade de atividades físicas para todos os gostos, portanto alguma você vai encontrar. Falta de tempo também não é mais desculpa! Existem academias funcionando até 24h para atender a todos. Para isso, é muito importante a orientação de um profissional de Educação Física, que conhece as mais diversas atividades e pode encaminhar o aluno àquela que se encaixa em seu perfil. E trabalhar para que ele se sinta sempre motivado”.

3. E na escola, com essa característica de dispersão das crianças, que vivem uma realidade virtual?
“Nesse caso, o professor é a chave para inserir esse aluno em uma atividade física. Pesquisas mostram que o professor de Educação Física Escolar é o mais querido entre os alunos. Devemos saber aproveitar esse fato para incentivá-los à pratica fora da escola. É preciso saber conquistá-los, por isso é muito importante estar por dentro das atualidades no mundo virtual e tratar o aluno como um “amigo”, conversando sobre os mesmos assuntos e aproveitando para passar orientações importantes”.

4. Existe alguma atividade que você considera a chave para um corpo e uma mente saudáveis?
“Toda atividade física é válida quando falamos em corpo e mente saudáveis, desde que feita sob a orientação correta de um profissional da área. Posso dizer que o Pilates é uma atividade completa para conquistar o bem estar físico e mental, pois trabalha o equilíbrio corporal, a autoestima e também o convívio social”.

5. Qual é a verdadeira essência de ser um educador físico?
“Muito mais do que ensinar exercícios. O educador físico tem a responsabilidade de cuidar das pessoas. Ele cuida não só da parte física, mas também da parte emocional de seus alunos. Tem que saber sentir quando um aluno está bem fisicamente e emocionalmente e estar pronto para ajudar de alguma forma, ajudando a superar suas dificuldades”.

6. Qual o maior orgulho de um profissional da Educação Física?
“O reconhecimento dos alunos! Quando você consegue deixar algo de bom e faz com que ele conquiste seus objetivos naquela atividade física, ou quando você consegue superar as expectativas dele e o faz acreditar em si, ele passa a ter você como um amigo e como um exemplo. Isso é, sem dúvida, a melhor parte de ser um educador físico e também a mais difícil!”

7. Professor tem que dar o exemplo, o que VOCÊ faz para se manter em equilíbrio?
“Eu sempre fiz dança, desde criança até hoje: ballet clássico, jazz, sapateado, enfim, todo tipo de dança. E pratico Pilates há cinco anos, quando comecei a me especializar na área. São as duas coisas que me trazem bem-estar físico e mental”.

 

A Vanessa mandou bem! E o seu professor? Do que você mais gosta nele?

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>