Dica de nutricionista: coma bem e viva melhor!

Foto: Divulgação

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Uma boa saúde e qualidade de vida não dependem só da prática de exercícios. A alimentação equilibrada e com bastantes nutrientes é um dos segredos da longevidade. E quem é que dá todas essas orientações e ajuda a gente a comer bem, e manter o corpo saudável? O nutricionista! Dia 31 de agosto é o dia deles e a gente trouxe uma matéria bem legal com a nutri Agnes Schmidt, da clínica Nutare.

A profissional diz que o maior desafio do nutricionista hoje é mostrar para todo mundo que uma boa dieta é também uma forma de prevenir as doenças. “Mas a alimentação saudável está ganhando cada vez mais a atenção das pessoas, principalmente com o aumento das doenças crônicas e a obesidade. Ela se torna mais que um tratamento, é uma prevenção”, afirma.

E será que existe algum alimento que precisamos comer todos os dias? A Agnes diz que sim, alguns alimentos são essenciais para o organismo funcionar bem no dia a dia. As frutas, os legumes e as verduras, por exemplo, são fontes de vitaminas e minerais. A energia do corpo vem dos carboidratos, como os cereais (prefira os integrais) e tubérculos. Não esqueça as proteínas, como carne, ovos, peixes, leites e derivados, que constroem e reparam os tecidos.

Mas é um pouco difícil seguir tudo isso à risca, com essa rotina tão atribulada, não é? Acontece que quase sempre o que é mais “fácil” e “prático” não é o melhor, são alimentos cheios de açúcar e gordura. Mas tem alguns segredinhos para manter uma alimentação saudável mesmo sem muito tempo, e a Agnes revelou pra gente, olha só as dicas dela:

1. Programe sua alimentação para a semana. Compre e organize o que você irá comer durante o dia e leve para o trabalho/local de estudo, assim você só vai comer o que levar;

2. Para quem não tem tempo de fazer nada, a dica é ter sempre na bolsa alguns alimentos práticos e saudáveis para o lanche (frutas e sucos naturais, biscoitos integrais, oleaginosas, como castanhas, nozes, avelãs, etc). Assim você evita de comprar doces e alimentos gordurosos na rua;

3. Ao comer em restaurantes, procure primeiro encher seu prato de verduras e legumes, assim sobra pouco espaço para os demais alimentos e você se sente saciado por mais tempo.

4. Não esqueça da hidratação. Não basta somente uma alimentação saudável, pois para que todos os nutrientes possam ser bem aproveitados a água é fundamental.

E é claro que ela, como nutricionista, vive isso no dia a dia. Se alimenta a cada três horas, toma bastante água (pelo menos dois litros por dia) e consome muitas frutas e verduras. “Também procuro optar por alimentos sem gordura, grelhados e assados. E claro, incluindo sempre uma atividade física, pelo menos três vezes na semana”.

E aí, gostou das dicas?

 

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