Um casal que se completa

A STOTT PILATES™, marca canadense líder mundial em equipamentos e cursos de Pilates, está completando 25 anos. Para comemorar o aniversário, eles estão fazendo um tour ao redor do mundo, para levar o conceito de “movimento consciente” a toda a comunidade do fitness.

O casal fundador da marca, Lindsay e Moira Merrithew, foi destaque da edição de agosto da revista Pilates Style. Em uma entrevista especial, eles contam como passaram de um Reformer dentro do apartamento a uma empresa internacional de fitness. Veja alguns trechos da entrevista:

 

Lindsay-Moira-Merrithew-revista-pilates

Lindsay e Moira Merrithew, fundadores da STOTT PILATES™

PS: Como vocês se conheceram?
Moira: Eu estava ensinando em uma escola de balé de verão em Halifax, e Lindsay estava nas férias de verão da Juilliard (escola de teatro).

Como você descobriu o Pilates?
Lindsay: A primeira vez que ouvi falar foi através de um professor na Juilliard. Mal sabia eu que naquela época se tornaria uma parte tão significativa da minha vida.

Moira: Eu quebrei o pé quando adolescente e ao longo da minha carreira de dança lutei com lesões crônicas nos pés. Fui forçada a parar de dançar quando tinha 24 anos e por isso estava procurando outra carreira. Naquela época, o Centro de Recursos para Dançarinos em Transição tinha acabado de abrir, em Toronto. Seu fundador, Joysanne Sidimus, me aconselhou a ir para Nova York e explorar o Pilates. Era uma ideia muito atraente, já que eu tinha acabado de conhecer Lindsay e ele estava morando lá.

Então, quando o negócio realmente começou a decolar?
Moira: Recebemos um grande impulso quando Karen Kain, bailarina principal do Balé Nacional do Canadá, começou a ter aulas no humilde estúdio dentro do nosso apartamento. Vimos isso como uma oportunidade para construir o interesse em Pilates e o nosso estúdio, e Karen gentilmente se ofereceu para ajudar.

Lindsay: Naquela época, o Pilates era relativamente novo e o fato de que um ícone nacional canadense estava praticando tornou a história muito atraente.
A maior barreira para o crescimento do método Pilates sempre foi a falta de professores bem treinados. Naquele tempo, ter uma educação de Pilates era difícil: Havia poucos guias de ensino e tudo era transmitido aos pés do mestre. Foi quando percebemos que poderíamos estabelecer uma abordagem mais consistente, acessível e econômica para treinar instrutores, documentando e desmistificando o trabalho através de vídeos e manuais de ensino.

Moira: O campo da fisioterapia foi evoluindo e ao longo desse tempo, pesquisas surgiram da Austrália sobre a importância de se estabelecer o alinhamento neutro da coluna, a fim de recrutar os músculos estabilizadores profundos da coluna vertebral. Nós começamos a concentrar mais no equilíbrio de flexão, extensão e rotação da coluna e trabalhar para um alinhamento lombo-pélvico neutro. Quando você deixa a pelve neutra, isso tem um efeito profundo sobre o corpo inteiro, e essa foi a base para a evolução de cada exercício da STOTT PILATES™.
Lindsay, que tinha experiência em TV e cinema, teve a ideia de documentar todas essas mudanças, por isso, contratou uma equipe de filmagem pequena e lançou um vídeo, que vendeu um monte de cópias. De repente, as pessoas estavam dizendo, “eu gosto do que você está fazendo, você pode me ensinar isso?”.

E, enquanto isso, vocês também estavam desenvolvendo sua linha de equipamentos?
Moira: Sim. Durante esse tempo, alugamos nosso primeiro espaço comercial e também iniciamos a construção de nossa própria linha de equipamentos. Lindsay é o tipo de pessoa que sempre pensa fora da caixa. Por isso desenvolvemos o primeiro equipamento de metal, pois era mais fácil construir uma adaptação para o metal.

Lindsay: Começamos a construir equipamentos no início dos anos 90 e desenvolvemos um protótipo de qualidade profissional que pensamos ser muito, muito bom! [...] As pessoas estavam sedentas por equipamentos, com poucos fabricantes naquele momento.

Este ano é o 25º aniversário da marca STOTT PILATES™. Isso é muito emocionante! Como vocês estão comemorando?
Moira: Estamos fazendo o que chamamos de “Mindful Movement Tour”, passando por 10 países diferentes para agradecer às pessoas que nos apoiaram durante todos esses anos. É também uma oportunidade para os profissionais de fitness que nunca tentaram ou aprenderam os exercícios mente/corpo, para conhecer o método. Na sequência, estamos indo para São Paulo, Cidade do México, Melbourne, Madrid e Londres. É cansativo, mas divertido ao mesmo tempo!

O que mais gostariam de compartilhar?
Lindsay: Seríamos negligentes se não pagássemos a nossa dívida de gratidão com Joseph Pilates, um homem verdadeiramente à frente de seu tempo e alguém que inspirou um método de exercício e uma sequência que revolucionou o campo de fitness. A indústria mudou drasticamente e hoje existem grandes oportunidade. Nós incentivamos os profissionais a aproveitar essas oportunidades, ser apaixonados por seu trabalho, inovar, criar as suas próprias histórias de sucesso e contribuir positivamente para o mundo em que vivemos hoje.

Moira: Esperamos ajudar a moldar o mundo dos exercícios mente/corpo, educando e orientando as pessoas a terem consciência de seus corpos e fazerem escolhas saudáveis sobre o seu bem-estar.

 

Matéria traduzida da original “A complementary couple”. Revista Pilates Style vol. 10 no. 4 jul/ago 2013.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>