Curiosidades sobre a prática de exercícios I

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP

 

É verdade… A hidratação é fundamental para o bom rendimento em qualquer tipo de exercício. Mantemos assim a temperatura ideal do corpo, que transpira e evapora o suor, eliminando parte do calor e substâncias importantes para o equilíbrio interno do corpo, como água e sais minerais. Essa perda varia um pouco de acordo com o peso de cada pessoa, a temperatura e a umidade relativa do ar.

Se a hidratação não ocorrer de maneira adequada, o organismo desenvolve um estado de desidratação, você vai perceber uma queda no seu rendimento físico através das sensações de fadiga e superaquecimento do corpo, aumentando o risco de doenças provocadas pelo calor.

 

 

Como funciona

A desidratação ocorre, principalmente, pela perda de líquido no suor, que pode chegar a até dois litros/hora. O que vai influenciar no volume da perda são as condições ambientais, o condicionamento físico, o clima, a intensidade do esforço e o tempo de exposição aos exercícios.

E a maneira ideal de repor esses líquidos é com a ingestão de soluções hidroglicoeletrolíticas, aquelas ‘bebidas desportivas’ que a gente vê nas academias. Além da água e dos sais minerais, elas têm carboidratos que fornecem energia para os músculos em movimento, ajudando na melhora da performance. Abuse delas para se hidratar bem!

O Colégio Americano de Medicina Esportiva criou um guia para orientar a reposição dessas substâncias. Segundo o manual, ela deve ocorrer antes, durante e depois dos exercícios, com algumas recomendações de acordo com a duração dos treinos. Quem faz menos de uma hora de atividade, por exemplo, precisa repor apenas água, pois consumir carboidratos pode prejudicar o esvaziamento gástrico. De uma a três horas, é indicada a reposição hídrica e do substrato energético. Já para quem faz mais de três horas de exercícios, pela intensidade do esforço, precisa também de sódio e outros eletrólitos para repor o gasto de energia.

Vamos continuar esse assunto na próxima matéria, fique ligado!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>