#PratiquePilates – Cobra no Reformer

Existem muitos exercícios de Pilates com nomes de animais. Já percebeu? A execução de hoje na série #PratiquePilates é um deles: a Cobra. Ele será realizado num dos aparelhos queridinhos dos pilateiros – o Reformer. Atenção para as configurações do equipamento: barra de pés na posição #3, com uma ou duas molas.

EXERCÍCIO: Cobra no Reformer (dificuldade avançada)

Mantenha-se na posição inicial: em pé, na barra de pés, com as mãos no carrinho e a pelve elevada em direção ao teto. A mão mais próxima das polias segurando no apoio de ombro da frente, a outra mão segurando no canto da frente do carrinho. Pé de suporte em dorsiflexão e completamente apoiado ao longo da extremidade de trás da barra de pés, perna estendida. O outro pé envolvendo o tornozelo de suporte pela frente, joelho levemente flexionado.

Deixe a coluna e os quadris flexionados. Pelve voltada para o chão o máximo possível. Parte posterior da pelve em direção à parte posterior dos fêmures. Use os abdominais e flexores do quadril para manter o carrinho completamente para dentro. Topo da cabeça para baixo, em direção ao chão, olhando para os joelhos. Os dois braços estendidos, escápulas estabilizadas.

 

Cobra no Reformer

 

Inspire, mantenha a flexão da coluna, pressione uma perna contra a outra e estenda os quadris para iniciar o movimento do carrinho. Depois, inicie pelo cóccix para alongar a coluna, formando uma linha longa, dos pés à cabeça, para continuar a mover o carrinho. Depois, mantenha a pelve e a lombar estáveis e inicie com a estabilização escapular para estender a porção superior da coluna.

Expire, alongue a coluna a uma linha longa. Depois, inicie da cabeça e flexione coluna e quadris para retornar à posição inicial, controlando o retorno do carrinho. Complete três repetições em cada lado.

 
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