Pilates ajuda na postura cervical

 

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP

 

A coluna cervical é formada por sete vértebras, cujo alinhamento ideal deve ter curvaturas naturais. A postura craniocervical é mantida pelo sistema neuromuscular, que trabalha constantemente para contrapor a força da gravidade e o próprio peso da cabeça, que tendem a desequilibrá-la anteriormente.

Quando inspiramos, a resistência nasal resulta no aumento do trabalho respiratório, uma vez que ela determina a necessidade de recrutamento dos músculos acessórios. Consequentemente, devido à sobrecarga e ao encurtamento desses músculos auxiliares da respiração, o crânio é tracionado para frente e para baixo, produzindo a posição anteriorizada da cabeça.

Já ouvimos falar muito de técnicas que utilizam a respiração como base para melhorias na postura. No método Pilates, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca. Isso ajuda a relaxar a musculatura acessória. Os exercícios trabalham a capacidade respiratória e a oxigenação, que tendem a diminuir em função de mudanças estruturais na coluna vertebral, que modificam o funcionamento do músculo diafragma e influenciam na deformação da caixa torácica.

De acordo com o estudo “Análise da postura craniocervical de crianças respiradoras bucais após tratamento postural em bola suíça”, a bola suíça (Stability Ball) utilizada no Pilates pode ser considerada um recurso terapêutico – principalmente em relação à coluna. Ela tem um caráter lúdico, garantindo melhor aceitação dos praticantes de alguma atividade. Além disso, exige maior controle corporal, incrementando o reforço muscular promovido pelos exercícios.
Mas não se esqueça! Qualquer tipo de movimentação nesse acessório deve ser assistida por algum profissional especializado na área.

Pratique Pilates!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>