Princípios do Pilates: o quê? por quê?

Por Renata Moraes
Treinadora STOTT PILATESTM

 

O Pilates baseia-se em alguns princípios básicos desde a sua concepção. Através destes princípios, os praticantes alcançam seus objetivos pessoais e todos os outros benefícios do método.

Os princípios existem para garantir que a atividade seja realizada de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente; respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo.

Joseph Pilates, o criador do método, baseou-se em princípios da cultura oriental (concentração, controle corporal, flexibilidade, equilíbrio, percepção), e princípios da cultura ocidental (tônus, resistência e definição muscular). Da combinação destas visões distintas, surgiram os princípios básicos que norteiam o método Pilates. Os princípios são: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.

 

 

Devido ao avanço científico no que se refere ao estudo do corpo humano em geral, algumas escolas modificaram um pouco a ênfase dos princípios ou sua nomenclatura. No entanto, a base original do que é Pilates, para que serve, quem pode beneficiar-se dele, sua filosofia, permanecem as mesmas, apenas levando em consideração conhecimentos que antes não existiam e, talvez, também para facilitar o entendimento da técnica por parte dos praticantes.

Algumas escolas citam os princípios como: organização do tronco através da respiração; alongamento axial e controle de centro; articulação da coluna; alinhamento das extremidades e descarga de peso; e integração de movimento.

Outra importante escola, a STOTT PILATESTM, concebeu os princípios em relação ao alinhamento, estabilização, mobilização e organização de algumas das principais estruturas articulares do corpo, especialmente a coluna. São eles: respiração; posicionamento da pelve; posicionamento da caixa torácica; estabilização e movimentação da cintura escapular; e posicionamento da cabeça e da coluna cervical.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>