Surfista Raoni Monteiro se recupera com Pilates

Surfista carioca faz reabilitação para voltar a competir no fim do mês

 

Depois da terceira colocação no WQS Prime em Saquarema (RJ), o surfista Raoni Monteiro decidiu parar alguns dias para se recuperar de uma contratura muscular nas costas. Ele deixou para trás uma etapa importante do circuito mundial de surfe, nas ilhas Fiji. Mas o sacrifício está valendo à pena. O carioca está usando o Pilates para o tratamento da lesão e pretende continuar.

“O Pilates vai me ajudar bastante. A gente começa a entender melhor o corpo. Respiração, movimento… Trabalha umas partes do corpo que na musculação, ou mesmo no treinamento funcional, você não trabalha, como a postura. Isso vai ajudar a me manter em forma e melhorar meu desempenho na água”, comenta o atleta, que está usando a técnica pela primeira vez.

A professora de Raoni é a fisioterapeuta Andreia Fornaro, contratada pela empresa co-patrocinadora do atleta, Metalife Pilates, para atuar na sua reabilitação. A instrutora trabalhou durante cinco anos no mundial de surfe e diz que a lesão lombar de Raoni é comum entre os surfistas, devido à postura em cima da prancha e ao esforço físico. “Utilizamos alguns exercícios de nível básico para trabalhar a lesão, e depois encaixar em um treino. O Pilates já engloba alongamento, força e, principalmente, as articulações. O atleta que pratica tem um rendimento maior, diminui os riscos de lesões e trabalha a coordenação e o equilíbrio”, explica Andreia.

 

Atleta vai incorporar o Pilates à rotina de treinos

 

A novidade foi aprovada pelo treinador do surfista, seu pai, Ronaldo Monteiro. Ele acredita que o novo método vai permitir conhecer um pouco mais as potencialidades do atleta, inserindo como complemento dos treinos. “É uma técnica que pode auxiliar bastante na mobilidade do Raoni, no alongamento, na compensação muscular desse trabalho intenso que ele faz na água”, diz.

A lesão nas costas foi mais leve e Raoni já está quase 100% para competir na Indonésia, no final de junho. Ele vai usar os exercícios indicados pela fisioterapeuta para trabalhar também o condicionamento físico. “Esse treinamento está sendo completo. Estou fazendo funcional, Pilates e surfando muito. É tudo o que preciso nesse momento”, garante o atleta. Além disso, o surfista vai levar nas viagens apostilas com exercícios para fazer enquanto estiver competindo.

E o treinador gostou tanto do Pilates que quer estudar e se aprofundar na técnica. Ele vem acompanhando as aulas do filho e aprendendo junto com a instrutora os princípios básicos da técnica, como a respiração e a postura. “Sempre é bom aprender coisas novas, conhecer especialistas em assuntos que a gente não domina muito bem. Vou aproveitar essa oportunidade que a Metalife está dando para fazer esses cursos e absorver o máximo possível, para me especializar mais nisso”.

 
E aí, curtiram a matéria?

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

2 thoughts on “Surfista Raoni Monteiro se recupera com Pilates”

  1. Adorei a matéria! Não conheço o Raoni, mas conheço seu pai e sei que é uma pessoa espetacular! Tenho certeza que se ele levar o pilates para saquarema vai fazer sucesso! O pilates é maravilhoso e vivo dele hoje! bjos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>