A importância do potássio na dieta

Nutrição é saúde, por isso precisamos cuidar da alimentação. A falta ou o excesso de potássio no organismo pode trazer consequências sérias, como a hipertensão. Esta matéria da revista Pilates Style de maio traz a dúvida de um leitor sobre esta substância, respondida pela nutricionista expert Leslie Dantchik. Confira:

P: “Por que o potássio é tão importante na nossa dieta? Quais são as principais fontes?”

Como um mineral essencial e eletrólito indispensável, o potássio desempenha papéis muito importantes em nosso corpo, facilitando a contração muscular, as transmissões nervosas e ajudando a manter um batimento cardíaco normal, além de regular os níveis de acidez do sangue. Mas uma das principais funções do potássio é a de diminuir os efeitos do sódio em nosso corpo, mantendo nossa pressão arterial normal.

Porém, de acordo com uma pesquisa publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica), menos de dois por cento dos americanos consomem as 4,7 mg de potássio recomendadas por dia, enquanto a maioria de nós consome o dobro da quantidade de sódio necessária.

 

Frutas como a banana e a laranja são ricas em potássio

 

É claro que reduzir o sal nas refeições é importante, no entanto estudos recentes têm mostrado que aumentar o consumo de potássio na alimentação é igualmente significativo para diminuir os riscos de hipertensão. O potássio é encontrado em uma grande variedade de alimentos, incluindo: frutas (bananas, laranjas, melão, morangos, abacate e tomates); proteínas (frango, linguado, atum e lentilha); vegetais (batata branca e batata doce com pele, espinafre, abóbora, couve); laticínios (leite desnatado ou semi-desnatado e iogurte) e oleaginosas (sementes de girassol e amêndoas).

Pequenas quedas nos níveis de potássio normalmente não trazem complicações, mas uma deficiência prolongada (hipocalemia) pode ser fatal. Enquanto o desequilíbrio de sódio e potássio na dieta pode ser um fator, também pode ser um resultado de vômitos e diarréia, isso excessivo de diuréticos, excesso de suor e distúrbios alimentares. Entre as consequências a longo prazo estão a hipertensão arterial, a arritmia cardíaca, dores musculares e fraqueza, constipação e fadiga.

Embora evidente que há poucos riscos de consumirmos potássio em excesso (não existe um Nível Máximo de Ingestão Tolerável), problemas ocultos como doenças renais podem levar ao excesso de potássio no sangue (hipercalemia), o que pode contribuir para sérios problemas de saúde também.

Pesquisas recentes mostram que o potássio também pode ajudar a proteger contra a perda óssea, tanto em mulheres quanto em homens. Mantendo uma dieta diária equilibrada com proteínas, frutas, vegetais, laticínios com pouca gordura e gorduras saudáveis garante que você consuma adequadamente suas necessidades de potássio.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

4 thoughts on “A importância do potássio na dieta”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>