Imagem corporal: como você se vê?

Foto: Divulgação

 

Por Melina Caleffi 
Treinadora STOTT PILATES ®

 

Imagem corporal é um conceito que engloba vários fatores, como a percepção do corpo no espaço e do espaço corporal, satisfação com o peso corporal, avaliação da aparência física e do corpo ideal.

A construção da imagem corporal de cada pessoa é influenciada por fatores sócioeconômicos, culturais, familiares e pelos meios de comunicação. A exposição de belos corpos feita pela mídia determina um modelo de beleza a ser seguido tanto por homens como por mulheres.

A relação que cada pessoa tem com o próprio corpo também é responsável pela formação ou distorção da imagem corporal, sendo atrelada à autoestima – seja ela alta ou baixa. Essa distorção pode ocasionar aversão ou obsessão por alimentos, causando distúrbios alimentares ou ainda a compulsão pela prática de atividade física. Em alguns casos, pode gerar inclusive a depressão.

É papel dos profissionais do movimento despertar em cada aluno a percepção do próprio corpo para entenderem suas habilidades e limitações.

Sendo o Pilates uma atividade que abrange várias capacidades como flexibilidade, coordenação, força e equilíbrio, o professor pode e deve evidenciar a qualidade de execução dos alunos, especialmente daqueles que os profissionais percebam que desenvolvem algum grau de distorção da imagem corporal.

O fato de instruir um único exercício de diferentes formas facilita o aprendizado. Como por exemplo: enfatizar a direção do corpo no espaço, utilizar referências ósseas ou associar algumas imagens para a realização do movimento facilita a performance e favorece a percepção e a consciência corporal dos alunos.

Ensinar como deve ser a relação do corpo no espaço e como as partes do corpo dialogam durante o movimento é papel único dos profissionais dessa área, pois além de extraírem do aluno a melhor performance para atingir o resultado esperado, também irão contribuir para a formação real da imagem corporal.

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>