Pilateando: aulas mais atrativas

STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

 

Praticar exercícios de forma leve e descontraída também é possível quando o assunto é Pilates. Por trabalhar com pessoas de todas as idades, além de estar sempre presente em eventos de saúde e bem-estar, a técnica pode (e deve) ser explorada em aulas mais dinâmicas e lúdicas.
De acordo com a educadora física e instrutora certificada da STOTT PILATES TM, Rafaela Porto, não existem segredos: aproveitando os próprios exercícios do repertório dá para fazer uma aula bem divertida.

Dinâmica

Olha que diferente fazer exercícios com nomes de animais, por exemplo, como o alongamento do gato, o mergulho do cisne, o elefante e o macaco. Outros também sugerem o contato com a natureza, caso das posições árvore, abraçando uma árvore e abraçando a lua. “Exercícios desse tipo estimulam e aumentam o interesse, principalmente pela diversidade de posições e acessórios utilizados. Além de incentivar os clientes a melhorar a postura durante a execução”, explica a profissional.

Pontualidade
Outro ponto importante é manter um horário fixo para a prática dos exercícios, para não influenciar na resposta da temperatura corporal ou no gasto energético. A pontualidade é uma forma de evitar tensões, ansiedade ou estresse externo em época de alterações pessoais e/ou profissionais.

Sons
A música, segundo Rafaela, não só deixa as aulas mais gostosas, como ajuda na concentração e melhora as respostas psicológicas envolvidas nas atividades de coordenação motora, a exemplo do Pilates. “O som ajuda a restabelecer o equilíbrio, restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao realizar, desde a aula, até as atividades do dia a dia”, comenta a instrutora.

Ritmo
Uma última dica: trabalhando com pequenos grupos, as turmas devem ter aptidão física nivelada, assim todos conseguirão seguir o mesmo ritmo durante as sessões. E mesmo em aulas particulares é possível manter o dinamismo. “Todo profissional, independente da formatação da aula e da personalidade, será qualificado para identificar exatamente as necessidades e objetivos de cada aluno”, ressalta Rafaela.

 

É fundamental treinar com profissionais especializados e materiais apropriados para a prática do Pilates. Boas aulas!

 

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

2 thoughts on “Pilateando: aulas mais atrativas”

  1. Booa tarde, adorei sua publicação. Gostaria de sugestões para músicas, artistas para estudio de pilates.
    att,
    Thycianne

  2. Olá, Thycianne! É uma boa sugestão de matéria. Continue ligada que, em breve, falaremos sobre o assunto no Revista.

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>