Técnicas de Pilates aplicadas ao Fitness

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES ™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP

 

STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

Veja como sua aula pode ficar ainda mais eficiente contando com as técnicas do método Pilates. A seguir você acompanhará uma série de exercícios praticados em outras atividades físicas, mas com um grande diferencial técnico de execução:

Para garantir um bom alinhamento de seu corpo até mesmo antes de iniciar a sessão dos exercícios faça um aquecimento: mobilize a coluna nos movimentos que ela faz (flexão, extensão e rotação), mobilize as articulações dos ombros e do quadril e não deixe de fazer um breve fortalecimento de centro.

Agachamento com Bíceps: em pé com as pernas afastadas na linha do quadril e segurando as Tonings nas mãos. Inspire flexionando os joelhos e os cotovelos e solte o ar voltando à posição inicial. Músculos: exercício do cadillac. Cuidados: mantenha a coluna neutra, pelve e escapulas estabilizadas. Sinta sempre o apoio dos pés totalmente no solo. Assim evitaremos possíveis sobrecargas em nossas articulações, tensões e dores.  (O mesmo exercício poderá ser feito sem as Tonings balls ou sem executar o agachamento)

Ponte sobre os ombros: deitado em decúbito dorsal e o Fitness circle entre os joelhos. Expire elevando o quadril contraindo glúteos e isquiotibiais, ao mesmo tempo aperte o Fitness acionando os adutores, inspire retornando para a posição inicial. (O mesmo exercício poderá ser feito sem o Fitness circle)

Crucifixo alternando: deitado em decúbito dorsal segurando em uma das mãos uma Toning Ball, com os braços estendidos e voltados para o teto. Inspire e desça os braços na direção do solo formando uma cruz com os braços, acionando peitorais solte o ar e feche os braços voltando à posição inicial. Troque a Toning de mão e repita para o outro lado, os oblíquos se contraem para manter o tronco estabilizado. (O mesmo exercício poderá ser feito da mesma forma com as pernas elevadas em CCA ou com uma Toning em cada mão)

Flexões de braço: fique em 4 apoios ou na posição de prancha, uma mão ficará em cima do Fitness circle com o cotovelo semiflexionado, a outra com o braço estendido permanece no solo. Inspire para descer o tronco ao mesmo tempo que flexiona os cotovelos, solte o ar e pressione o Fitness circle e estendendo o braço do solo, contraindo peitorais. (Insano exercício poderá ser feito com o joelho no solo)

Abdominais: em decúbito dorsal, coloque uma Toning ball em cada cotovelo na parte de dentro e deixe as mãos atras da cabeça. Expire e flexione o tronco contraindo os abdominais, retorne inspirando. (O mesmo exercício poderá ser feito sem as Tonings ou ainda com os pés fora do solo (CCA)

Alongamento de isquiotibiais: sentado com as pernas afastadas e o Fitness em pé, apoiando na alça de cima e pressionando o acessório a cada alongamento. Solte o ar e flexione a coluna à frente alongando insquiotibiais, inspire e retorne à posição inicial.

IMPORTANTE: tenha certeza de que seu corpo está livre de qualquer tensão, procure usar roupas confortáveis que viabilizam boa flexibilidade de seu corpo, pratique os exercícios em lugares arejados e não deixe de se hidratar.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

4 thoughts on “Técnicas de Pilates aplicadas ao Fitness”

  1. Olá, Regina! A Revista Pilates é uma mídia de conteúdo 100% digital e pode ser acompanhada tanto pelo site, quanto pelas redes sociais Facebook (http://on.fb.me/VDZzsb) e Twitter (http://bit.ly/NPkE1X).
    Você pode ainda assinar gratuitamente nossa newsletter para receber notícias em sua caixa de e-mail. Acesse o link http://bit.ly/VDZzIp e inscreva-se para ficar sempre por dentro das novidades. Seja sempre muito bem-vinda à nossa revista!

  2. meu nome é Laine e sofro da coluna pois fui assaltada e o ladrão me bateu gostaria de saber quais exercicios posso fazer para aliviar as dores nas costas. obrigada.

  3. Laine, é muito importante sabermos qual o problema que você tem na coluna antes de prescrevermos qualquer tipo de exercício. Orientamos que você procure um médico ortopedista que possa te avaliar e te orientar qual o melhor tratamento para que você não sofra mais com dores nas costas.
    Mas, geralmente, os exercícios de Matt Pilates (Pilates no solo) e com a bola são os mais indicados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>