MATWORK – Sequência desafiadora com acessórios

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES ™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP

 

Os acessórios ajudam a tornar a aula de Mat mais variada e desafiadora, possibilitando a execução de inúmeros exercícios.

Aos instrutores: estimular a criatividade em busca de novos exercícios e explorar diferentes formas de ensiná-los em aula;
Aos alunos: criar ferramentas que poderemos utilizar para alcançar novos “caminhos” para o desenvolvimento de sua execução;
Ao método: facilitar o desenvolvimento dos exercícios de forma eficiente e segura.

 

Conheça a Stability Ball!

É um acessório que, geralmente, é utilizado com alunos que já possuem experiência em aulas de Pilates. Utilizamos a Stability Ball para desafiar o equilíbrio dos clientes, o que dificulta bastante a execução por necessitar de um grande controle corporal para dominar o acessório.

Grande parte das academias possui esse acessório em suas aulas de ginástica por ser barato e pela sua versatilidade em várias modalidades. Traz ótimos benefícios ao corpo e proporciona mais autoconfiança nos alunos. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos que variam entre 55 cm, 65 cm (mais utilizado) e 75 cm.

 

Conheça a Flex Band!

Este acessório feito de silicone tem um formato de faixa e pode ser utilizado tanto no solo quanto em conjunto com todos os equipamentos de Pilates. Está disponível no mercado em diferentes resistências, tamanhos e cores.

É um acessório fácil de levar a qualquer lugar e de manusear durante a prática do Pilates também. Em alguns exercícios adiciona resistência, ou seja, acrescenta mais desafio para o aluno, e em outros proporciona assistência, ou seja, ajuda na realização. Pode ser utilizado tanto para membros superiores e inferiores, quanto em mobilização de coluna.

Contribui muito para criar consciência corporal em iniciantes na prática e, ao mesmo tempo, adicionar mais desafios de força e resistência para alunos mais avançados e que estejam há bastante tempo familiarizados com a técnica.

Acompanhem uma série de Matwork inovadora planejada especialmente com esses acessórios. São 45 minutos de um trabalho intenso e consciente:

1) ROLANDO COMO UMA BOLA

Posição inicial: Sentado com a coluna arredondada, pés fora do chão e segurando a Flex Band que está em volta dos pés.

Movimento: Role o corpo para trás até encostar os ombros no solo e volte concentrando a força no abdômen, mantendo a coluna em formato de C e sem apoiar os pés no chão. Faça 10 repetições.

* O acessório auxilia na execução do exercício.

 

2) ALONGAMENTO DAS DUAS PERNAS

Posição Inicial: Deitado, pernas flexionadas a 90 graus e segurando a Flex Band, que está em volta dos pés.

Movimento: Inspire mantendo a posição e expire estendendo as pernas ao mesmo tempo que você eleva os braços para trás. Faça 10 repetições.

* O acessório aumenta a resistência de braços e pernas.

 

3) PONTE SOBRE OS OMBROS

Posição Inicial: Deitado com a barriga para cima (decúbito dorsal), braços no solo e ao lado do corpo segurando a Flex Band por cima da pelve.

Movimento: eleve o quadril sem deixar a faixa relaxar ou deixar os braços fora do chão. Inspire e eleve uma perna, expire descendo a perna estendida até 45 graus (faça 3 repetições), desça a perna e troque o lado. Faça de 3 a 5 repetições com cada lado.

* O acessório aumenta a resistência de estensores de quadril.

 

4) ROLAMENTO PARA TRÁS OBLÍQUO

Posição Inicial: Sentado na bola, pés no chão e braços estendidos na linha dos ombros.

Movimento: Expire e desça o corpo com a lombar arredondada, como se você fosse deitar na bola, ao mesmo tempo faça uma rotação para um lado e o braço do mesmo lado para a lateral. Volte inspirando para a posição inicial e repita para o outro lado. Faça 6 repetições para cada lado.

* O acessório desafia o equilíbrio e aumenta a resistência de abdominais.

 

5) PRANCHA ABDOMINAL

Posição Inicial: De bruços, com os antebraços apoiados na bola, pernas estendidas e ponta dos pés apoiada no solo. O corpo deve formar uma linha diagonal, com o peito aberto e os cotovelos formando um ângulo de 90 graus. Sustente a posição durante 10 respirações.

* O acessório desafia o equilíbrio e desenvolve força abdominal.

 

6) BICICLETA

Posição Inicial: Em posição de flexão de braço com os joelhos apoiados na bola, os braços afastados na largura dos ombros e as mãos espalmadas no chão. O tronco tem que ficar alinhado da cabeça aos tornozelos.

Movimento: Expire flexionando os joelhos e role a bola em direção ao abdômen, até ficar com as canelas sobre a bola. As costas devem ficar arredondadas, os braços estendidos e a barriga contraída. Expire e volte à posição inicial controlando o movimento. Faça 8 repetições.

* O acessório desafia o equilíbrio e coordenação motora.

 

Conheça também outros acessórios:

Mini Stability Ball

Conhecida também como overball, e assim como outros acessórios, essa bola é utilizada para variar exercícios em nossas aulas de Pilates com os clientes iniciantes, intermediários ou avançados.

Pelo fato da superfície ser instável em alguns exercícios, o objetivo é aumentar a resistência abdominal, porém por outro lado podemos utilizá-la para auxiliar o cliente, modificando e dando assistência para que ele consiga executar os exercícios corretamente e com segurança.

Com uma textura macia e confortável, ela pode variar de 25 a 30 cm de diâmetro. Em alguns exercícios, seu tamanho é indiferente, pois pode ser utilizada tanto totalmente cheia, quanto um pouco vazia ou bem vazia. Esse uso será variado de acordo com o foco do exercício aplicado.
Além de trabalhar a estabilidade, desafia também equilíbrio e auxilia muito no trabalho postural e no aumento da amplitude de movimento em abdominais e exercícios de extensão de coluna. Aumenta a percepção do corpo quando posicionada embaixo da pelve, coluna lombar, torácica e cervical.

 

Stability Cushion

O Stability Cushion pode ser usado separadamente, mas a utilização em aula é mais comum em pares e, dependendo de seu objetivo, você consegue desafiar ou facilitar a estabilização e equilíbrio. Esse acessório tem diâmetro de 14 polegadas (35,50 cm) e suporta até 350 kg, vem parcialmente inflado e embalado individualmente.

A superfície do Stability Cushion, também sendo instável, o torna uma ferramenta ideal para estabelecer e reforçar algumas capacidades físicas como força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, coordenação e resistência, desenvolvendo melhor estabilização com a ativação dos músculos do CORE (assoalho pélvico, transverso do abdômen, diafragma e multífidos).

Em geral, o diferencial desse acessório é criar desafios durante a execução onde se requer mais estabilidade e equilíbrio. Os exercícios realizados com o Stability Cushion possibilitam a utilização do mesmo como sua base de suporte seja em pé, de joelhos, sentado, em decúbito dorsal, ventral, lateral, melhorando assim sua performance.

Podemos trabalhar em aulas de solo ou estúdio e com clientes de todos os níveis: desde reabilitação, com alguma limitação física, patologias e lesões em geral, ou até alunos avançados, atletas e esportistas.

 

Half Foam Roller

O rolo é um excelente acessório para quem quer desafiar equilíbrio e estabilidade. Além de promover força e flexibilidade, tem uma base de suporte pequena sendo uma das partes arredondada, composta por uma espuma especial de alta densidade.

É um ótimo acessório para iniciar um trabalho de desafios com alunos iniciantes, como forma de preparação para a utilização do Foam Roller (full), cuja grande diferença está na base arredondada. Geralmente os alunos que experimentam o acessório se sentem mais estimulados e normalmente pedem que o professor o use nas aulas mais vezes, pois isso promove desafios e superação.

 

Leia também:
Curiosidade: quem criou a bola utilizada hoje no Pilates?

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2 thoughts on “MATWORK – Sequência desafiadora com acessórios”

  1. Olá, Erika, tudo bem? Perdoe-nos a demora na resposta. Já enviamos seu pedido para o setor responsável, que irá entrar em contato com você por e-mail, para informações sobre orçamento. Ok? Abraços.

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