V2Max Plus™ Reformer

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES ™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP

 

STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

A história do Pilates conta que o Reformer foi o primeiro aparelho a ser construído e hoje é nesse equipamento que conseguimos realizar a maior gama de exercícios do método.

A STOTT PILATES™ criou um equipamento único e exclusivo com cordas retráteis, com ajustes facilitando a funcionalidade dos exercícios aos praticantes do método, estrutura vertical também chamada de “torre” com sistema de polias móveis e encaixe de molas, permitindo ativação muscular contínua e produz sinergia entre o plano vertical e horizontal.

O V2Max foi desenvolvido depois de pesquisas realizadas pela STOTT PILATES™, como uma forma de unificar 3 trabalhos em um só (Mat, Cadillac e Reformer). Focamos em movimentos naturais do corpo como os outros equipamentos, obtendo benefícios em uma prática regular dos exercícios. É ideal para estúdios com estrutura física pequena e em alguns lugares ainda é uma novidade.

Podemos fazer exercícios em todos os decúbitos, usando tanto a superfície somente do Mat converter, Cadillac (exercícios dos postes verticais) ou Reformer, e o mais interessante: todas essas estruturas num só equipamento, esse é o principal diferencial do V2Max!

Preparamos uma seqüência de exercícios a serem executados nesse equipamento, onde especificaremos um a um a cada semana, aproveite essa chance e conheça um pouco mais sobre esse equipamento.

EXERCÍCIO

1) Trabalho de pernas
Posição inicial: deitado no carrinho em decúbito dorsal, calcanhares apoiados sobre a barra de pés, joelhos flexionados com os tornozelos em dorsiflexão.

Movimento: inicie o exercício expirando pela boca para empurrar o carrinho e retorne na inspiração. Concentricamente acione os glúteos e estenda os quadris, contraindo quadríceps finalize o movimento empurrando o carrinho até a extensão completa dos joelhos. Retorne controlando o carrinho com contração excêntrica.

Repita de 10 a 12 repetições.

Modificação: o mesmo exercício poderá ser executado com os metatarsos apoiados na barra ou ainda com as pernas entendidas isolar o movimento somente dos tornozelos e trabalharmos panturrilha.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Antes de cada exercício tenha certeza de que seu corpo está livre de qualquer tensão, procure usar roupas confortáveis que viabilizam boa flexibilidade de seu corpo, pratique os exercícios em lugares arejados e não deixe de se hidratar.

Para sua segurança lembre-se: procure o médico antes de iniciar as sessões, realize uma avaliação física e postural assim serão identificadas suas limitações e necessidades, o equipamento deve ser utilizado sempre com a supervisão de um profissional qualificado pelo método Pilates.

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2 thoughts on “V2Max Plus™ Reformer”

  1. Olá Rafaela..
    Tenho a formaçao completa na stott, mat, IR, ICCB, existe algum curso de V2Max Plus™ Reformer??
    Gostaria de comprar esse equipamento para o meu estudio e estou em duvida qto a utilizaçao.
    Obrigada
    Gisele

  2. Parabens pela iniciativa, fabulosa a idéia de implementar sempre novos aprendizados. Parabéns Rafaela!

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