Os benefícios das atividades multidisciplinares

Algumas modalidades são populares pela multifuncionalidade de conseguirem auxiliar alunos a atingir benefícios para alma e para o corpo.

No final da década de 60, nos Estados Unidos, atividades artísticas começaram a ser aplicadas na recuperação de pessoas portadoras de necessidades especiais. A ONG Very Special Arts, por exemplo, trabalha no sentido de integrar essas pessoas ao mercado de trabalho valendo-se das técnicas artísticas. O principal elemento proporcionado por estas atividades e que, às vezes, não são encontrados no tratamento convencional, é a motivação.

Sessões de Fisioterapia, que se prolonga por meses se forem conduzidas de forma mecânica e impessoal, como felizmente está deixando de acontecer, além de serem menos atrativas estas pessoas, não irão despertar nelas satisfação no que fazem e, conseqüentemente, funcionará como um fator limitante para os seus progressos. A grande vantagem dessas formas alternativas, é que o paciente não costuma vê-las como uma atividade terapêutica, mas como uma oportunidade lúdica, prazerosa, com uma gama incrível de possibilidades de auto-superação em que seus progressos são mais facilmente quantificáveis.

 

Foto: letoot.deviantart.com

Nessas atividades também se insere a Capoeira, pois ela além de ser uma manifestação artística, engloba elementos variados que não se encontram juntos em outra manifestação artística. Ela trabalha a sensibilidade, o intelecto e a afetividade através do mais importante referencial de vida do ser humano: o seu corpo.

Em relação ao desenvolvimento motor, ela sugere movimentos que alternam alongamento, contração, relaxamento e explosão (força x velocidade). Esses movimentos influenciam no tratamento regulando o tônus muscular, melhorando diretamente o equilíbrio dinâmico e recuperando indiretamente o equilíbrio estático; vão deixar em estado de alerta os sistemas de proteção, ajudando na prevenção de acidentes como quedas e diminuindo as atividades exacerbadas dos hipercinéticos. Ela auxilia também na percepção tempo espacial dos deficientes visuais, ajudando no desenvolvimento dos seus sentidos remanescentes, diminuindo o nível de agressividade de portadores de alguns problemas mentais, permitindo assim uma melhora significativa na qualidade de vida e do desenvolvimento físico. Além dessas, muitas outras vantagens poderiam ser citadas.

Cada movimento realizado, cada limitação superada, cada novo aprendizado assimilado e cada etapa atingida e vencida representam uma vitória tamanha e um grau de satisfação tão grande para estas pessoas que talvez nós, “perfeitos”, não tenhamos a capacidade de sentir. Por outro lado, cada dificuldade apresentada, cada obstáculo a ser vencido, representa o desafio da auto-superação e sugere tenacidade e autodeterminação.

Sendo assim, como parte de uma equipe multidisciplinar, o exercício de Capoeira, contribui de forma significativa para o tratamento de inúmeras deficiências, pois a referida atividade ajuda na inclusão social, no exercício da cidadania, aumenta ou desperta a auto-estima, aviva o espírito e enleva a alma. Ela é uma importante aliada aos procedimentos tradicionais adotados pela Fisioterapia, Terapia Ocupacional e pela Medicina.

Ter cuidado na hora de escolher o lugar onde praticar a modalidade é muito importante, além da instrução de um profissional adequado, que conheça e respeite o limiar físico do aluno, bem como suas necessidades.

Existem algumas sequelas em regiões importantes do corpo, como coluna, lombar e joelho que no dia a dia não carecem de atenção, mas que durante a atividade podem trazer complicações, por isso, o aluno deve seguir a instrução de um profissional adequado, que conheça e respeite o limiar físico do aluno, bem como suas necessidades.

O processo de reabilitação na Capoeira pode contar com o auxílio dos princípios básicos do método Pilates para execução dos movimentos como: fortalecimento muscular, equilíbrio, consciência corporal. Assim como no jogo da capoeira as atividades diárias em sociedade exigem: flexibilidade, agilidade e autoconhecimento para obter superação e alcançar os objetivos.

Fonte: portalcapoeira e educação física

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>