Pilates como atividade física para pacientes Asmáticos

A terapêutica medicamentosa, a higiene ambiental e a psicoterapia ocupam-se com a s causas da crise de asma, ao passo que a atividade física orienta-se em função dos danos físicos-orgânicos e sociais que podem ser causados pela doenca, entendendo que o engajamento em programas de atividades físicas não exclui o tratamento medicamentoso e os cuidados ambientais. O profissional envolvido com essa categoria de paciente, deve conhecer os medicamentos, alergênos mais comuns e ser capaz de reconhecer a gravidade de uma crise, para, desse modo, orientar e tomar os procedimentos mais adequados em cada situação.

O programa ideal de atividades físicas adaptado ao portador de asma baseia-se em reeducação respiratória, postural e condicionamento físico.

Reeducação respiratória:

Um fator limitante para as atividades físicas do asmático é a rigidez torácica, por isso, são recomendados exercícios de desbloqueio torácico, com o objetivo de aumentar a mobilidade costovertebral. O desbloqueio torácico é anterior ao trabalho de exercícios respiratórios em razão da importância dos movimentos articulares durante a respiração. Por sua vez, os exercícios respiratórios tem como objetivo melhorar as funções ventilatórias e respiratória para evitar o aumento do volume residual. Registra-se também que esses exercícios promovem um suporte psicológico e diminue, a ansiedade. Para alcaçar essa meta é necessário conscientização dos movimentos musculares duarante a inspiração e expiração (ativa), ou seja a reeducação respiratória com ênfase no trabalho abdômino-diafragmático.

Foto: viviendosanos.com

Reeducação postural:

Considerando que as alterações posturais interferem e modificam a mecânica respiratória e que as alterações respiratórias interferem e modificam as postura, temos na asma um ciclo vicioso, com sobreposição de efeitos danosos. Desse modo, torna-se evidente e necessário um trabalho com exercícios posturais, baseado na tomada de consciência sobre o controle, a manutenção e as mudanças das posturas corporais. Paralelalmente é preciso dar condições à musculatura para assumir atitudes novas. Atingir esses objetivos depende de exercícios de percepção corporal (proprioceptivos), alongamento, fortalecimento de grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura ( paraventebrais,abdominais e glúteos) e relaxamento.

Condicionamento Físico:

Apesar de o BIE ( Broncoespasmo Induzido pelo Exercício) atingir a maioria dos asmáticos e ser um fator que pode limitar as oportunidades de realizar atividades físicas, é possível aumentar sua aptidão cardiorespiratória após um programa de condicionamento físico específico. Há um aumento de tolerância  ao esforço físico que retarda o desconforto do BIE. A gravidade do quadro asmático não é, no entento, alterada. O BIE tende a aparecer depois de um esforço em torno de 70% a 90 % do VO máximo com duração média maior que 6 minutos. Portanto, as atividades aeróbicas devem ser intervaladas e trabalhadas em limites inferiores a 80% do VO máximo. A adiministracão do broncodilatador aerosol 15 minutos antes do início desse tipo de atividade é aconselhada, principalmente para aquelas crianças que apresentam uma condição física mais precaria ou se a duração do esforço ultrapassa 5-6 minutos sem pausas.

Diante desses três principais aspectos, podemos afirmar que o método Pilates possui todas as funções para auxiliar essa categoria de pacientes, por se tratar de uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir doenças.

É considerado como um exercício anaeróbico (lento e/ou moderado) visando reeducar a mecânica funcional respiratória do aluno. O profissional ou instrutor consegue administrar a intensidade ou o ritmo da respiração correta para cada caso, sempre de forma muito consciente, por isso quanto maior o controle da respiração, melhor será a percepção dos efeitos do Pilates.

 

Fonte: tudoperto.com.br e Luzimas Teixeira

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>