O treino de Pilates de Deborah Secco -Parte 2

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES ™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

Confira os exercícios com a Stability Ball e acompanhe todas as considerações dos profissionais da Pilates StudioFit.

PARTE 2

4. Abdômen com movimento de pernas
Deitada de barriga para cima mantenha a coluna toda no chão. Estenda as pernas e toque com a parte de trás dos tornozelos na bola. Pés em ponta. Cotovelos flexionados, mãos atrás da cabeça. Elevando a cabeça, inspire. Ao expirar, eleve a perna direita estendida. Inspire, retornando a perna direita para a bola. Quando expirar novamente, eleve a perna esquerda. Alterne as pernas, fazendo cinco vezes para cada lado.
Considerações: Esse exercício chamamos de “Tesoura” também, o praticante no mat (solo) tem o desafio da pelve por conta dos pulsos que fazemos antes de trocar o lado, porém com o pé apoiado sobre a bola a instabilidade acontece devido a base de suporte móvel. Instrutor: interessante para praticantes com quem queremos treinar mais resistência abdominal.”
5. Abdômen com movimentos de pernas e de braços
Deitada de barriga para cima, joelhos flexionados e pés tocando a bola. Braços estendidos ao lado do corpo, palma das mãos tocando o solo. Eleve a cabeça e tire os ombros do chão, contraindo o abdômen como se seu umbigo tocasse o solo. Inspire (a). Ao expirar, estenda as pernas, escorregando os calcanhares na bola, e eleve os braços (b). Ao inspirar, retorne para a posição inicial e recomece.

Foto: Boa Forma

Considerações: exercício é conhecido como “Alongamento das duas Pernas”, onde aumentamos a resistência abdominal de acordo com o ângulo da alavanca do movimento, indicado também para pessoas com encurtamentos de extensores de quadril. Instrutores: a execução sendo feita somente no solo (sem a bola como referência de direção para o movimento), desafiamos o controle de força do core, mas isso não significa que com a bola o exercício se torna menos intenso, principalmente por conta da força de MMII (membros inferiores) aplicada pelo praticante. DIRECIONE SEU CLIENTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.”

6. Braços e abdômen
Deitada de barriga para cima, quadris apoiados no chão, encaixe a bola na parte trás de canelas, coxas e glúteos. Pés flexionados para cima. Braços estendidos ao longo do corpo. Palma das mãos tocando o solo. Inspire (a). Ao expirar, pressione as mãos contra o chão, contraia o abdômen, traga os joelhos em direção ao peito e eleve os quadris (b). Ao inspirar, retorne à posição inicial e recomece.

Considerações: também chamado como “Rolamento por Cima”, esse é um exercício que exige que o praticante mobilize bem a coluna, estabilização de escápula (evitando principalmente tensões desnecessárias na região do pescoço e ombros) e muita força abdominal. Instrutor: adapte esse exercício com apoio na pelve, por exemplo, o Arc Barrel (meia lua), você conseguirá facilitar a execução com praticantes de nível básico, no caso de cliente intermediários ou avançados modifique a posição dos braços, coloque-os estendidos acima da cabeça, BOAS AULAS!”

Fonte: Boa Forma

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>